Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DACO-MN se despede dos Ten Varady e Ten Reis
Início do conteúdo da página

DACO-MN se despede dos Ten Varady e Ten Reis

     Nos dias 18 de março e 3 de abril, despediram-se do serviço ativo, respectivamente, o Primeiro-Tenente Varady e o Primeiro-Tenente Reis do efetivo do Destacamento de Apoio à COMARA em Manaus (DACO-MN). Nas ocasiões, o Major Frank, Chefe do DACO-MN, efetuou a leitura de uma síntese biográfica da vida profissional dos Oficiais para o efetivo do Destacamento. Em seguida agradeceu a oportunidade ímpar de ter conhecido e trabalhado ao lado dos Oficiais e entregou uma lembrança de despedida.

     O primeiro-tenente SVM Varady ingressou na FAB no dia 17 de fevereiro de 1983, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Após a conclusão do curso, veio a promoção ao posto de 3º Sargento e a Base Aérea de Manaus foi sua primeira unidade, local em que permaneceu pelo período de 1 ano. Em 1986 foi transferido de Manaus para o Rio de Janeiro para servir no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), no qual permaneceu por longos 32 anos. No dia 07 de dezembro de 2017, após a conclusão com sucesso do Estágio de Adaptação ao Oficialato, no CIAAR, foi promovido ao posto de 2º Tenente, ocasião em que foi transferido para o DACO-MN onde permaneceu até completar sua carreira e passar para a reserva remunerada, contando mais de 37 anos de serviço ativo. Segundo o Ten Varady, chegando ao oficialato, uma grande surpresa foi servir no DACO-MN, principalmente em missões de aquaviário que eram desconhecidas por ele, pois tinha conhecimento das ações de manutenções e construções de aeródromos na Amazônia, mas não fazia ideia da dimensão da atividade logística da COMARA. “Essa peculiar atividade é desconhecida para muitos na Força Aérea”, completou o Ten Varady.

     O primeiro-tenente Reis ingressou na Força Aérea no dia 5 de fevereiro de 1985, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Depois de formado na EEAR, o então 3º Sgt Reis foi transferido para o extinto Parque de Material Aeronáutico de Belém (PAMA-BE) para atuar na sua especialidade BEP – Básico de Estrutura e Pintura de Aeronaves. Ao longo da carreira como graduado, o Tenente Reis vivenciou ricas experiências servindo ainda no PAMA-RF, novamente PAMA-BE, 2º/3º GAV (Esquadrão Grifo), novamente PAMA-RF e por fim no PAMA-LS. No dia 7 de dezembro de 2017 foi promovido ao posto de 2º Tenente, após ter concluído o Estágio de Adaptação ao Oficialato, no CIAAR. Após o término do referido Estágio, foi classificado no Destacamento de Apoio a COMARA em Manaus (DACO-MN), onde permaneceu até sua passagem para a reserva remunerada, contando mais de 35 anos de serviço ativo. Segundo o Tenente Reis, os desafios enfrentados pela Força Aérea Brasileira por meio da COMARA na região Amazônica são muito expressivos, em especial pelo grande desafio logístico para o cumprimento da missão fim. “A Força Aérea foi uma escola pra mim. O mais importante, sem sombra de dúvidas, são as pessoas que compõem a Força Aérea, pois tive a oportunidade de trabalhar ao lado de pessoas inteligentíssimas, pessoas cultas que puderam sempre nos ensinar e orientar”, afirmou o Tenente Reis.

 

Texto e fotos: Maj Av Frank

Fim do conteúdo da página