Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Comunidade de Iauaretê recebe novo porto da COMARA
Início do conteúdo da página

 Comunidade de Iauaretê recebe novo porto da COMARA  

     O mês de março foi um mês atípico para a população do Distrito de Iauaretê, município de São Gabriel da Cachoeira, estado do Amazonas, fronteira com a Colômbia.

     Durante pouco mais de 30 dias, a comunidade local acompanhou de perto um movimento incomum pelas ruas da cidade e o surgimento de uma obra há muito ansiada: a pavimentação da rampa de acesso ao porto principal da comunidade.

    A responsável pelos serviços de construção da rampa do porto foi a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, que executou essa obra em cumprimento às contrapartidas acordadas com as lideranças indígenas locais em troca da exploração da pedreira no interior da reserva indígena.

      O acordo foi chancelado pessoalmente pelo Presidente da FUNAI em abril de 2019, mas foi necessário esperar praticamente um ano para mobilizar materiais e equipamentos e aguardar o nível do rio Uaupés voltar a baixar para executar essa obra.

      Os trabalhos tiveram início no dia 02 de março e se estenderam até o dia 03 de abril, envolvendo diretamente 15 civis e militares do efetivo da COMARA, sob a coordenação do Ten Eustáquio, Chefe do Canteiro de Iauaretê na ocasião.

     A partir de agora, a comunidade local conseguirá descarregar com muito mais facilidade as balsas e demais embarcações que abastecem o Distrito de Iauaretê, pois foi eliminado um atoleiro na entrada principal de Iauaretê.

     De acordo com o Vereador Rafael Antonio da Silva Brito, natural de Iauaretê e mais conhecido como Vereador Rafinha, a presença da COMARA no Distrito de Iauaretê é motivo de orgulho para a população sofrida e humilde dessa região remota e de difícil acesso do nosso país, ao ver que a COMARA não somente está recuperando a pista do aeroporto, mas também fazendo melhorias para a comunidade local. “Em nome do meu povo, quero agradecer à COMARA!”, declarou o Vereador Rafinha.

 

Texto: Cel Av Steven
Fotos: Ten Eustáquio

 

Fim do conteúdo da página