Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > O Dia Internacional da Mulher na COMARA
Início do conteúdo da página

O Dia Internacional da Mulher na COMARA

      Na manhã de segunda-feira (09/03), aconteceu no Salão Comariano a comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher. No evento esteve presente o efetivo feminino da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica - COMARA, que contou com a presença da Major Médica Nádia Costa de Miranda, palestrante e pertencente ao efetivo do Hospital de Aeronáutica de Belém, que discorreu a respeito do tema Empoderamento Feminino.

     A proposta foi proporcionar um momento de reflexão em que cada mulher pudesse entrar em contado com suas próprias conquistas e com as conquistas das outras mulheres ali presentes. Em sua fala, a palestrante, Major Nádia, ressaltou que o empoderamento caminha lado a lado da capacitação profissional e do autoconhecimento, destacou também as conquistas femininas dentro da Força Aérea, além de explorar outros assuntos dentro da mesma temática.

     Histórias de vidas incríveis como a contada pela civil Sidneia, que trouxe a experiência de sua mãe, onde por volta dos 60 anos de idade, após ter os filhos todos criados, conseguiu ingressar na faculdade de Pedagogia, tornando-se posteriormente professora concursada da Prefeitura de Barcarena (PA), realizando, assim, o seu grande sonho de ser professora.

     Analogamente, a Segundo-Tenente Engenheira Zilzane relatou nunca sentir-se diferenciada por ser mulher nos empregos por onde passou, sempre se dedicou focando nos melhores resultados. "Hoje visto uma farda que se tornou minha segunda pele, onde pude enfim realizar meu sonho de criança", afirmou a militar.

     Essas experiências compartilhadas fizeram com que outras mulheres também compartilhassem suas histórias, como foi o caso da senhora Simone Meier, esposa do Vice-Presidente da COMARA, Coronel aviador Steven Meier, que contou ter optado por não trabalhar fora e sim cuidar da casa e da família e se orgulha disso, e se sente gratificada, pois colhe ótimos frutos dessa escolha.

     Dona Terezinha, outra ilustre representante da força feminina, externou um pouco de sua história de vida. “Sou mãe de cinco filhos, dentre eles, dois menores. Vivenciei experiências e sofri preconceitos por ser mulher, deficiente, negra e idosa. Sofri violência doméstica, acidente e poliomielite que me deixaram em uma cadeira de rodas, contudo nenhum desses acontecimentos jamais tirou a minha alegria de viver.”

     Histórias fantásticas de mulheres incríveis que puderam ser ouvidas por outras mulheres e que com certeza impactaram e inspiraram o público participante.

     Ao término do evento, o vice-presidente da COMARA, Coronel Steven, entregou a Major Nádia um certificado, em forma de agradecimento, pelos conhecimentos compartilhados com o público presente, ofereceu um coquetel para todas as participantes e enfatizou que: "o Dia Internacional da Mulher deve sempre ser lembrado e respeitado por todos, pois, para que as mulheres usufruíssem de seus direitos conquistados e dos avanços das políticas públicas, muitas mulheres se sacrificaram no passado. Portanto, em nome de todas as mulheres, a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica deixa registrado o respeito e o reconhecimento da importância das mulheres na COMARA, na Força Aérea e na sociedade como um todo".

 

Texto: Dna.Terezinha / 2º  Ten PSC Joana
Fotos: S2 F. Lisboa

 

Fim do conteúdo da página