Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA realiza precursora em Matupá no Mato Grosso
Início do conteúdo da página

COMARA realiza precursora em Matupá no Mato Grosso

     Uma comitiva da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica - COMARA, na tarde do domingo (16/02), reuniu-se com o Prefeito de Matupá com o intuito de verificar in loco a viabilidade da execução do cercamento operacional e instalação de auxílios visuais no Aeroporto de Matupá (MT).

      Os membros da comitiva, o Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, e representantes de todas as suas Divisões, foram recepcionados pelo Prefeito do Município, Sr. Valter Miotto Ferreira e demais personalidades da região.

     Posteriormente, trafegou-se de carro por todo o perímetro do aeródromo para conferir as condições da pista, do cercamento existente no perímetro da área patrimonial do aeroporto, e de um depósito de entulho próximo a uma das cabeceiras.

     As impressões e as perspectivas para o Vice-Presidente da COMARA são boas em relação à execução das obras. "Durante a visita técnica reunimos elementos importantes para assessorar a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Na semana que vem, nos reuniremos com a Secretaria e informaremos que o aeroporto encontra-se em condições de receber o investimento de imediato. A decisão sobre a localidade que será contemplada com recursos do Ministério da Infraestrutura, no entanto, é uma competência exclusiva da SAC", pontuou o militar.

     O aporte financeiro para o Aeroporto de Matupá é da monta de 6 a 8 milhões de reais, o que permitirá a conclusão de todo o cercamento operacional e a implantação de auxílios visuais, como um moderno sistema de sinalização luminosa em LED, farol rotativo, biruta iluminada e um Sistema Indicador de Aproximação de Precisão em ambas as cabeceiras, que permitirá a utilização do aeroporto 24h.

      “A previsão de uma obra como essa é de nove meses. A COMARA pretende realizar contratações de mão de obra no mercado local para incentivar a economia do município”, destacou o Coronel Steven.

      Segundo o prefeito Valter Miotto, “os recursos permitirão que o Aeroporto esteja adequado para voos comerciais com absoluta qualidade e segurança, propiciando assim o desenvolvimento regional e de serviços sociais como o transporte de pacientes em estado grave, por meio de UTIs aéreas, para os hospitais e clínicas referenciais de Mato Grosso e todo o Brasil”, concluiu o prefeito.

     O Aeroporto de Matupá não recebe voos diários há vinte anos. Os serviços de cercamento e a implantação de auxílios visuais possibilitarão voos diários, a qualquer hora do dia, incrementando o desenvolvimento do município matupaense.

 

Texto: Cel Av Steven / 1º Sgt BFT Jean
Fotos: 1º Sgt BFT Jean

 

Fim do conteúdo da página