Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA inicia sua Marcha para o Oeste
Início do conteúdo da página

COMARA inicia sua Marcha para o Oeste

     No dia 10 de fevereiro em Manaus e no dia 19 em Belém ocorreram as despedidas, respectivamente, do Segundo-Sargento SAD James Lopes de Oliveira, do efetivo do Destacamento de Apoio à COMARA em Manaus, e do Primeiro-Tenente QOEA SVM Marcos de Souza, pertencente ao efetivo da Divisão de Logística da COMARA sede, por ocasião de suas transferências por necessidade do serviço para os Destacamentos de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.

     A bem dizer, não se trata exatamente de despedidas, pois ambos continuam pertencendo ao efetivo da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA). Essas movimentações fazem parte de um processo em curso denominado "Marcha para o Oeste", a fim de prover melhores condições de apoio logístico ao nosso efetivo desdobrado nos Destacamentos de Engenharia apoiados pelos DACO-TT e UA.

     O Ten De Souza e o Sgt James serão pioneiros nessa empreitada. A partir de agora, eliminando-se a elevada rotatividade de pessoal nesses Destacamentos, será possível fortalecer o networking com os demais órgãos públicos locais e, principalmente, fazer aquisições de todo e qualquer tipo de material na praça local que anteriormente era adquirido nas capitais.

     Quando os processos de aquisição de gêneros alimentícios e material de limpeza, por exemplo, para entrega em Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira estiverem estabelecidos, estima-se uma expressiva redução de esforço aéreo das aeronaves de transporte da FAB para levá-los aos canteiros, gerando economia de recursos do contribuinte.

     Essas transferências concretizam um importante passo para o delineamento do futuro institucional da COMARA em sua “Marcha para o Oeste”. Esse título faz menção à história da conquista do oeste estadunidense ocorrida a partir do século XIX, cujo título foi emprestado para ilustrar o processo de migração da Comissão rumo à fronteira ocidental da Amazônia.

     Desejamos boa sorte e felicidades ao Ten De Souza e a sua esposa Cleide, assim como aos seus filhos Danielle e Rafael em São Gabriel da Cachoeira. Os mesmos desejos são extensivos ao Sgt James e a sua esposa Johanna, bem como aos seus filhos Miguel Angel e Andrya Victorya em Tabatinga.

 

Texto: Cel Steven / Maj Frank

Fotos: S2 F. Lisboa e DACO-MN

Fim do conteúdo da página