Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA realiza precursora em Eirunepé-AM
Início do conteúdo da página

COMARA realiza precursora em Eirunepé-AM

     Procurando manter-se sempre um passo à frente das missões demandadas à COMARA, a comitiva que inspecionava os canteiros no mês de janeiro aproveitou a oportunidade para realizar uma precursora em Eirunepé, no Amazonas. Esta localidade foi contemplada, pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, com recursos para a elaboração, por enquanto, apenas do projeto, mas, futuramente, deverá receber novo aporte financeiro para a execução da obra em si.

     A obra consiste na implantação de uma cerca operacional em gradil e de auxílios visuais como sinalização luminosa em LED, farol rotativo, biruta iluminada e um Sistema Indicador de Aproximação de Precisão (PAPI) em ambas as cabeceiras, nos mesmos moldes do que está sendo executado pela COMARA, neste exato momento, em Oriximiná-PA.

     Participaram da precursora, realizada no último dia 22 de janeiro, o Coronel Aviador Steven Meier, Vice-Presidente da COMARA, e o Major Engenheiro Renato Resque Teixeira, Chefe da Divisão de Engenharia, tendo sido recebidos pelo Comandante do Destacamento da Aeronáutica em Eirunepé (DESTAE-EI), Cap QOEA SVA Marco Antônio Barros Gonzaga, pelo Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Eirunepé, Sr. Jeordane Oliveira de Andrade, e pelo Administrador do Aeroporto, Sr. Carlos Edilson Oliveira Menezes.

     "A presença do DESTAE-EI, bem como do DTCEA-EI, com seus já estabelecidos corredores de suprimento logístico, configura-se uma enorme vantagem para a realização dessa obra. A única grande restrição fica por conta do período de navegabilidade do rio Juruá, que se estende somente de janeiro a abril", declarou o Coronel Steven.

     A partir do dia 27 de janeiro, uma equipe multidisciplinar da Divisão de Engenharia, composta por um engenheiro civil, uma engenheira eletricista, um topógrafo e dois auxiliares, estará desembarcando em Eirunepé, onde passará trinta dias, para realizar o necessário levantamento topográfico, que servirá de base à confecção do projeto de cerca operacional, bem como a coleta de dados e informações relevantes para o projeto de auxílios visuais.

     A Prefeitura Municipal de Eirunepé, na figura do Secretário Jeordane, mostrou-se bastante otimista diante da perspectiva de novos investimentos no município, principalmente pelo fato da COMARA contratar mão de obra local, o que deverá gerar cerca de 50 empregos diretos durante um período de, aproximadamente, nove meses.

 

Texto: Cel Av Steven
Fotos: Cleomar Oliveira (Prefeitura Municipal de Eirunepé)

Fim do conteúdo da página