Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA reúne-se com o Superintendente do Aeroporto de Tabatinga
Início do conteúdo da página

COMARA reúne-se com o Superintendente do Aeroporto de Tabatinga

     Na tarde da última terça-feira (21), o Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, e o Chefe da Divisão de Engenharia, Major Engenheiro Renato Resque Teixeira, foram recebidos pelo Superintendente do Aeroporto de Tabatinga, Sr. Edinelson da Silva Mota, para tratar de questões patrimoniais.

     O Aeroporto de Tabatinga é um aeroporto internacional administrado pela INFRAERO no município de Tabatinga, no Amazonas. Localizado na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, é o segundo mais movimentado do estado do Amazonas, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Manaus.

     As instalações do Destacamento de Apoio à COMARA em Tabatinga (DACO-TT), localizadas no bairro que, carinhosamente, leva o nome da nossa instituição, COMARA, em homenagem aos relevantes serviços prestados no passado àquele município, são lindeiras à área patrimonial do aeroporto.

     A bem dizer, o DACO-TT está tão próximo do aeroporto que parte de sua área patrimonial avança pela faixa de pista, constituindo-se numa não conformidade, segundo as normas da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

     De acordo com o planejamento do Ministério da Infraestrutura, ao qual a INFRAERO está subordinada, o Aeroporto de Tabatinga fará parte do 6° lote de concessões, cuja licitação está programada para ocorrer no segundo semestre de 2020.

     Além de Tabatinga, compõem esse 6° lote os aeroportos de Manaus, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco, Tefé e Cruzeiro do Sul, o chamado Bloco Norte.

    A intenção, portanto, é que essa questão da faixa de pista esteja equacionada, ou ao menos bem encaminhada, antes da realização do leilão que irá conceder a administração do aeroporto à iniciativa privada pelos próximos trinta anos.

     A COMARA, por sua vez, está pleiteando, em troca da área a ser cedida para a regularização da faixa de pista, outro espaço, ao lado do terminal de passageiros, que, segundo o Plano Diretor da INFRAERO, está reservado para a construção de hangares em apoio às companhias aéreas.

 

Texto: Cel Av Steven
Fotos: Maj Eng Resque

Fim do conteúdo da página