Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA visita a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Amazonas
Início do conteúdo da página

COMARA visita a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Amazonas

     Na manhã da segunda-feira (20), o Coronel Aviador Steven Meier, Vice-Presidente da COMARA, foi recebido pelo Sr. Marcellus Campêlo, Secretário Executivo de Infraestrutura do Estado do Amazonas, para tratar de investimentos em aeroportos regionais do Amazonas.

     Também participaram da reunião o Major Aviador Leno Frank Garcia, Chefe do Destacamento de Apoio à COMARA em Manaus (DACO-MN), o Major Engenheiro Renato Resque Teixeira, Chefe da Divisão de Engenharia, e o Sr. Odenilson Roberto A. Serique, Gerente do Setor de Aeroportos da SEINFRA-AM.

     Dentre os principais assuntos abordados, destacaram-se os municípios amazonenses contemplados no Termo de Execução Descentralizada n° 02/2017, quais sejam: Coari, Lábrea, Parintins, Carauari, Eirunepé, Humaitá, Manicoré, Barcelos e Maraã.

     De acordo com a sua complexidade, os projetos foram classificados em grande, médio e pequeno porte, conforme se destinem, respectivamente, à recuperação ou reconstrução de toda a infraestrutura do sistema de pistas e pátio de estacionamento de aeronaves, mais as edificações do terminal de passageiros e seção contraincêndio; apenas à infraestrutura do chamado "lado ar"; ou tão somente à implantação de cerca operacional e auxílios visuais que permitam a operação noturna no aeródromo.

     Nesse sentido, o Coronel Steven informou que há cidades do Amazonas que receberão investimentos para obras de pequeno, médio e grande porte.

     "Maraã talvez seja o caso mais interessante de todos, pois os estudos contratados são para a implantação de uma pista pioneira no município. A população maraaense, até hoje dependente única e exclusivamente do meio fluvial para se locomover, em breve estará conectada ao mundo pelo modal aéreo", declarou o Coronel Steven.

     Apenas a título de conhecimento, comentou-se que existe um processo em curso para a transferência da sede da COMARA de Belém para Manaus, carecendo ainda de pequenas adaptações na infraestrutura do DACO-MN e construção de novas edificações para que possa efetivar-se.

    O Secretário Marcellus Campêlo aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio da COMARA no desenvolvimento de projetos de infraestrutura aeroportuária para as cidades de Itacoatiara, Maués e Fonte Boa. “Se pudéssemos contar com a expertise da COMARA, seria muito vantajoso para o Estado do Amazonas”, afirmou o Secretário Marcellus.

 

Texto: Cel Av Steven / Maj Eng Resque

Fotos: Herick Pereira (SEINFRA-AM)

Fim do conteúdo da página