Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA utilizará drones em suas obras
Início do conteúdo da página

COMARA utilizará drones em suas obras

     Uma pequena comitiva da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, composta pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, pelo Chefe da Divisão de Engenharia, Major Engenheiro Renato Resque Teixeira, pelo Chefe da Subdivisão de Suprimentos da Divisão de Logística, 1° Tenente Engenheiro Mecânico Jonne Cley de Carvalho Silva e pelo Chefe do Destacamento de Moura, 1° Tenente Engenheiro Agrimensor Luís Guilherme Pedrosa, teve o privilégio de assistir, nesse último domingo (19), durante a Visita de Inspeção Mensal aos canteiros, a uma demonstração de um voo de drone efetuada pelo 3º Sgt Rogério Leony Dias Oliva, que está cursando Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com previsão de se formar no segundo semestre de 2020 e realizará seu trabalho de conclusão de curso com tema voltado para o uso de geotecnologias com RPAS para cálculo volumétrico de britas na localidade de Moura -AM.

     A sigla RPAS, em inglês Remotely Piloted Aircraft System, é o termo técnico e padronizado internacionalmente pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para se referir aos sistemas de aeronaves remotamente pilotadas, mais conhecidos como drones. Através destas pequenas aeronaves tornou-se possível a utilização de uma ciência chamada Fotogrametria.

     A Fotogrametria é a ciência que estuda técnicas que permitem extrair medidas de objetos através de fotografias. Ela é empregada tanto na medição de objetos pequenos, como peças industriais, até o mapeamento de cidades e estados. Inicialmente realizada com balões, passou por diversas transformações protagonizadas pelo avanço tecnológico, como a chegada dos aviões, dos computadores, das câmeras digitais e, mais recentemente, com o advento dos drones, que possibilitou a sua popularização.

     A COMARA apoia a realização de estágios universitários e trabalhos de graduação que visem à solução de problemas vivenciados pela Organização ou de interesse do Comando da Aeronáutica. Está entre as diretrizes da Vice-Presidência.

      Portanto, visando sempre à inovação e à aquisição das melhores práticas para o desempenho de suas funções, a COMARA vê nessa ferramenta a possibilidade de tornar mais céleres os seus trabalhos. Assim, por meio do levantamento aerofotogramétrico, trabalhos que antes demorariam semanas ou meses para serem concluídos, poderão ser realizados em poucos dias.

     "Nesse entendimento, o apoio à monografia do 3° Sgt Oliva poderá trazer resultados benéficos à COMARA, já que irá agilizar a mensuração do volume de brita produzido no Destacamento de Moura-AM, substituindo as atuais medições de cubagens por caçambas, que demandam mais tempo e um efetivo maior para exercer esse controle", informou o Coronel Steven.

     "Pode-se vislumbrar também outras aplicações da utilização de drone, como o acompanhamento da evolução de obras nos canteiros, mensuração de supressão vegetal, cadastramento de edificações, vias e rios situados nos destacamentos onde a COMARA atua, além de pré-projetos de vias de acesso", afirmou o futuro engenheiro Oliva.

 

 

Texto: Cel Av Steven / Sgt Oliva

Fotos: Cel Av Steven / Sgt Oliva

 

 

Fim do conteúdo da página