Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Comandante de Operações Aeroespaciais visita a COMARA
Início do conteúdo da página

Comandante de Operações Aeroespaciais visita a COMARA

     A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica recebeu a visita, nesta última quarta-feira (15), do Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). O Comandante do COMAE se fez acompanhar, durante sua estada na capital paraense, pelo Chefe do Centro Conjunto de Operações Aéreas (CCOA) do COMAE, Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho.

     O COMAE é o comando operacional conjunto, permanentemente ativado, responsável pelo planejamento, coordenação, execução e controle das operações aeroespaciais, tanto recorrentes quanto eventuais. É o COMAE quem centraliza as demandas de esforço aéreo, tanto da Força Aérea como da Marinha e Exército Brasileiros, e distribui os meios disponíveis para o cumprimento de nossa missão institucional.

     A visita teve por objetivo o estreitamento de relações entre o COMAE e a COMARA, uma vez que a COMARA é um dos grandes demandantes de esforço aéreo na Região Norte. Chamou a atenção do COMAE o expressivo incremento das solicitações de missões aéreas por parte da COMARA a partir do segundo semestre de 2019.

      De acordo com o Tenente-Brigadeiro Araujo, a COMARA ficou ainda mais em evidência nos meses de novembro e dezembro, época em que há uma tradicional redução das demandas. No entanto, ao contrário do que era de se esperar, as atividades da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica continuaram em plena efervescência, inclusive durante os recessos de Natal e Ano Novo.

     Este período de intensas atividades, ou seja, o segundo semestre de 2019, coincidiu com a retomada das obras no canteiro de Estirão do Equador, com a abertura de um novo Destacamento de Engenharia em Oriximiná, com os preparativos e a realização da detonação da pedreira em Iauaretê, com o início do projeto e transporte do Módulo Operacional Provisório de Macapá para Oiapoque, além de vários outros empreendimentos e projetos em andamento.

      O Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, apresentou um briefing institucional da unidade, com ênfase nas iniciativas em curso que irão otimizar, cada vez mais, o esforço aéreo demandado pela COMARA. Dentre esses intentos, destacam-se: a transferência da sede de Belém para Manaus, que será feita de forma progressiva, mas gerará economia de recursos em termos de horas de voo, e a movimentação de militares para os Destacamentos de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, uma realidade que permitirá adquirir gêneros alimentícios, materiais de limpeza e quaisquer outros itens disponíveis na praça local e de lá transportá-los aos canteiros de obras.

     Em seguida, foi apresentado o planejamento dos novos Destacamentos de Engenharia que devem ser ativados neste ano de 2020: Coari, Alcântara, Natal, Oiapoque, Eirunepé e Matupá, estes três últimos ainda dependentes da formalização dos necessários Termos de Execução Descentralizada.

     Também se aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto em andamento para a correção da declividade longitudinal e ampliação da pista de Surucucu, localidade esta que, ao não dispor de outros meios de acesso que não o aéreo, demandará um grande esforço do COMAE. “Felizmente, o governo federal voltou a investir na infraestrutura aeroportuária e a COMARA está recuperando suas capacidades. Isto significa que nossas demandas para 2020 serão ainda maiores”, declarou o Coronel Steven.

      “No entanto, para que a COMARA possa crescer de forma sustentável, expandindo cada vez mais seus horizontes, será inevitável a absorção, nas planilhas orçamentárias das obras executadas diretamente pela instituição, dos custos referentes à atividade aérea, algo que hoje é custeado integralmente pela Força Aérea”, ressaltou o Ten Brig Ar Araujo.

     Após uma tarde bastante agradável, encerrou-se a visita do COMAE à COMARA, de suma importância para que ambas as Organizações pudessem conhecer melhor o modus operandi uma da outra e assim facilitar o entrosamento e a solução dos constantes desafios vivenciados pela Força Aérea Brasileira.

 

 

Texto: Cel Av Steven
Fotos: S2 F. Lisboa

Fim do conteúdo da página