Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA é exemplo no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Início do conteúdo da página

COMARA É EXEMPLO NO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

      Segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45,6 milhões de brasileiros possuem pelo menos um tipo de deficiência, seja ela visual, auditiva, motora ou mental.

     A deficiência mais frequente apontada é a visual. Aproximadamente 35 milhões de pessoas declararam ter dificuldade de enxergar, mesmo com óculos ou lentes de contato.

     Todos esses cidadãos enfrentam obstáculos para ingressar no mercado de trabalho e necessitam de uma política inclusiva que reconheça as desigualdades estruturais.

     É dever do Estado se opor a qualquer discriminação e garantir que pessoas com deficiência estejam integradas à sociedade, seja nos espaços de trabalho ou quaisquer outros lugares que decidam frequentar.

      Diante desse cenário desafiador, surge a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA, que, com seu espírito inovador e ético, realizou a contratação da primeira pessoa com deficiência (PCD) em julho de 2019, quebrando paradigmas e preconceitos, e providenciando obras de adaptação em suas dependências para que esta contratação fosse possível.

     Esta decisão chamou a atenção da mídia paraense. No último dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a TV Liberal, afiliada da Rede Globo, produziu uma matéria jornalística na sede da COMARA, e pôde acompanhar as reformas em curso para aumentar a acessibilidade das instalações.

     Esta reportagem foi exibida no Jornal Liberal 2ª Edição do dia 03/12/19 às 19h15min e, posteriormente, em outra tomada, também foi ao ar no Jornal Bom dia Pará, do dia 04/12/2019, às 7h, novamente às 13h, bem como às 19h15min do dia seguinte. Ou seja, foram 4 inserções em 2 dias, repercutindo positivamente na comunidade paraense, incentivando outras empresas a fazerem o mesmo.

      E as obras continuam: neste momento, durante a elaboração deste texto, está sendo construída uma extensa passarela coberta para que um usuário de cadeira de rodas possa se dirigir ao refeitório. “Esta obra permitirá a Dna. Terezinha fazer suas refeições juntamente com os demais servidores civis da COMARA, proporcionando maior integração da mesma ao restante do efetivo e concedendo a estes o privilégio de desfrutar de sua companhia”, declarou o Coronel Steven.

      “Nada do que eu disser expressará o que realmente estou sentindo em relação à acolhida que recebi da COMARA, em gratidão a essas pessoas que me receberam nessa Instituição Militar com tanto respeito, carinho e atenção.

     A COMARA, para mim, é um símbolo de solidariedade. Sinto-me abraçada, acolhida e tranquila porque sei que foi aberto o caminho para muitos que virão daqui em diante. Minha esperança aumentou, minha alegria também! Minha família, meus amigos estão felizes por mim e eu muito mais ainda!”, agradeceu, emocionada, a Dna. Terezinha.

 

Texto: Cel Av Steven / Servidora Terezinha Sá Tavares
Fotos: 1º Sgt BFT Jean

 

Fim do conteúdo da página