Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Vice-Presidente da COMARA participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados
Início do conteúdo da página

Vice-Presidente da COMARA participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados

     Na tarde do último dia 19, o Vice-Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), Coronel Aviador Steven Meier, participou de Audiência Pública na Câmara dos Deputados com a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), com o intuito de debater sobre a situação dos aeroportos em regiões inóspitas e de difícil acesso na Região Amazônica e os investimentos para manutenção e avanços das obras.

     Na ocasião, além do Vice-Presidente da COMARA, também fez parte da mesa diretora o Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa, Chefe de Mobilização Aeroespacial, Defesa Civil e Indústria de Defesa do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER).

    A Audiência Pública foi motivada pelo Excelentíssimo Sr. Edmilson Rodrigues, Deputado Federal pelo PSOL/PA e ex-Prefeito de Belém no período de 1997 a 2004.

     Uma das principais motivações da Audiência Pública residiu na preocupante situação da infraestrutura aeroportuária na Amazônia, agravada pelas restrições orçamentárias sofridas nos últimos anos, que restringiram severamente os serviços realizados pela COMARA.

     Coube ao Vice-Presidente da COMARA realizar uma apresentação institucional da unidade, demonstrando o histórico de recursos recebidos, com destaque para o ano de 2017, o mais crítico para a instituição, em que se fez necessária a demissão de todos os funcionários temporários devido à escassez de recursos.

     Não obstante, o Coronel Steven fez questão de enfatizar que, tão logo houve um novo aporte de recursos em 2018, a COMARA foi capaz de entregar duas novas obras naquele mesmo ano, a ampliação e pavimentação do aeródromo de Moura e o cercamento da área operacional e implantação de auxílios visuais em Oiapoque.

   A Audiência Pública também contou com a presença dos Excelentíssimos Srs. Deputados Federais Cel Chrisóstomo (PSL/RO) e Sílvia Cristina (PDT/RO) que defenderam investimentos, respectivamente, nos aeroportos de Guajará-Mirim e Ji-Paraná, ambos no estado de Rondônia.

     “A escolha das localidades que receberão investimentos e a prioridade para a execução das obras é definida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Cabe a nós cumprir as metas estabelecidas no Programa de Trabalho para cada aeródromo”, pontuou o Coronel Steven.

     Ao término da Audiência Pública, o Deputado Federal Edmilson Rodrigues observou que é dificílimo realizar obras na Amazônia em decorrência do nível pluviométrico ser altíssimo, sobrando poucos meses de efetivo trabalho. No entanto, afirmou que já há entidades como a COMARA que possuem a necessária competência técnica para executar essas obras. “O que precisamos é viabilizar os recursos para que essas obras sejam efetivamente executadas. Falta o Brasil se assenhorar da Amazônia”, destacou o parlamentar.

 

Texto: Cel Av Steven / 1º  Sgt BFT Jean
Fotos: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Fim do conteúdo da página