Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA realiza precursora em Oiapoque
Início do conteúdo da página

COMARA realiza precursora em Oiapoque

     Na última quarta-feira (30), a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) realizou uma missão precursora ao município de Oiapoque-AP, com vistas a dar continuidade às tratativas em andamento para a construção do novo Terminal de Passageiros naquela localidade.

     A comitiva, composta pelo Coronel Aviador Steven Meier, Vice-Presidente da COMARA, Major Engenheiro Renato Resque Teixeira, Chefe da Divisão de Engenharia, e a 2º Tenente Arquiteta Jaqueline Ferreira de Lima Brito, Gerente do Projeto de Construção do Novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Oiapoque, foi recebida pela Prefeita Municipal, Sra. Maria Orlanda, e pelo Administrador do Aeródromo, Sr. Isaac Silva.

     Esse processo teve início em setembro de 2019, quando a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) consultou o Comando da Aeronáutica (COMAER) quanto à disponibilidade da COMARA para assumir este encargo e viabilizar a execução deste importante empreendimento para o município de Oiapoque.

     O novo Terminal de Oiapoque, também chamado de MOP (Módulo Operacional Provisório), havia sido construído pela INFRAERO em Macapá-AP como solução temporária enquanto perduravam as obras de construção do recém inaugurado terminal aeroportuário da capital amapaense.

     Concluídas as obras em Macapá, o MOP de Embarque foi desmontado e doado pela INFRAERO à Prefeitura de Oiapoque, que aguarda a formalização de um Termo de Execução Descentralizada entre o Ministério da Infraestrutura, por intermédio da SAC, e o COMAER para que a COMARA possa iniciar suas atividades.

     Nesse meio tempo, a COMARA já realizou uma missão precursora em Macapá, entre os dias 14 a 18 de outubro, para verificar o estado da estrutura metálica e demais materiais reaproveitáveis do MOP de Embarque, bem como para levantar os principais custos envolvidos no transporte dessas peças, no desenvolvimento do projeto, na execução da obra propriamente dita, que será terceirizada, e na sua fiscalização.

     Além dessas duas precursoras, em Macapá e Oiapoque, também houve uma reunião com o próprio Ministro da Infraestrutura, onde foi ressaltada a importância do empreendimento.

     A intenção da COMARA é efetuar o transporte de Macapá para Oiapoque, ainda no mês de novembro, de toda a estrutura que foi desmontada e será reaproveitada, antes do início da estação chuvosa na região. Há alguns itens, como os painéis termoisolantes, que precisam ficar abrigados da chuva, sob o risco de se deteriorarem.

     “Por isso viemos a Oiapoque, a fim de identificar possíveis óbices à construção do terminal, encontrar um local de depósito e firmar uma parceria com a Prefeitura Municipal, que se tornará a fiel depositária desses materiais até que tenha início a execução da obra”, destacou o Coronel Steven.

 

 

Texto: Cel Av Steven / Maj Eng Resque
Fotos: 1º Sgt BFT Jean

Fim do conteúdo da página