Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Vice-Presidente da COMARA reúne-se com o Ministro da Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Vice-Presidente da COMARA reúne-se com o Ministro da Infraestrutura

     Na tarde desta quinta-feira (24), o Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, reuniu-se com o Ministro da Infraestrutura, Sr. Tarcísio Gomes de Freitas, na Sala de Reuniões do Ministério da Infraestrutura (DF), para apresentar as capacidades da COMARA e prestar contas das obras e projetos em andamento.

    O evento contou com a presença do Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, do Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Substituto, Lisandro Cogo Beck, do Diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eduardo Henn Bernardi, do Chefe da Quarta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, além de demais membros do Ministério da Infraestrutura e do Comando da Aeronáutica.

     Na ocasião, destacou-se a necessidade de investimentos na infraestrutura aeroportuária de diversas cidades da região amazônica, como forma de conectá-las ao restante do Brasil e do mundo. “Na Amazônia, devido a suas dimensões continentais, os rios substituem as estradas para interligar a maior parte dos municípios. No entanto, além de ser um meio de transporte lento, dependendo da localidade e da época do ano, esses rios deixam de ser navegáveis e o transporte aéreo passa a ser a única alternativa viável para garantir a presença do Estado na região”, ressaltou o Brig Eliezer.

       Também foi apresentada ao Ministro o status das obras de Estirão do Equador, Iauaretê e Oriximiná. Em Estirão do Equador, a meta prevista para o ano de 2019 foi integralmente cumprida entre o início do mês de julho e meados de outubro. Em Iauaretê, após a obtenção de um acordo com as lideranças indígenas locais, intermediado pela FUNAI, a previsão é de realizar a extração da rocha necessária à conclusão da pista ainda nesse ano de 2019. Oriximiná talvez tenha representado o caso mais emblemático dessa nova Administração, pois as decisões de caráter estritamente técnico fizeram com que a velocidade de mobilização e início da obra fossem surpreendentes.

        Finalmente, foi discutida a situação de Surucucu-RR, onde a declividade longitudinal da pista requer cuidados especiais mesmo de pilotos experientes e os desafios logísticos são ainda maiores, pois, além de não existirem estradas que acessam à região, os rios mais próximos tampouco são navegáveis.

      Tendo servido ao Exército Brasileiro no 6° Batalhão de Engenharia de Construção, em Boa Vista-RR, e no 2° Grupamento de Engenharia, em Manaus-AM, o Ministro Tarcísio conhece profundamente a região amazônica e sabe exatamente quais são os gargalos de infraestrutura para levar cidadania às populações que vivem em regiões isoladas e de difícil acesso do País. “A falta de investimentos nessas localidades é o que propicia o surgimento de traficantes de drogas, madeireiras e garimpos ilegais. Vamos ajudar a construir e recuperar aeródromos para integrar o território nacional”, declarou o Ministro.

 

Texto: Cel Av Steven
Fotos: Ricardo Botelho/MINFRA

Fim do conteúdo da página