Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA construirá novo Terminal de Passageiros de Oiapoque-AP
Início do conteúdo da página

COMARA construirá novo Terminal de Passageiros de Oiapoque-AP

     No período de 15 a 18 de outubro de 2019, em Macapá (AP), uma comitiva da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA visitou, a pedido da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO com o propósito de estimar os custos envolvidos para o apoio desta Comissão no transporte e montagem do Módulo Operacional Provisório (MOP) de Embarque do antigo terminal de passageiros do Aeroporto de Internacional Macapá, que foi doado à Prefeitura Municipal de Oiapoque (AP) para a construção do novo Terminal de Passageiros (TPS) no aeroporto daquela localidade.

     Os membros da comitiva da COMARA, Major Engenheiro Renato Resque Teixeira, Primeiro-Tenente Engenheiro Paulo Rogério Silva Júnior, Segundo-Tenente Arquiteta Jaqueline Ferreira de Lima Brito e Primeiro-Sargento Desenhista João Carlos Barbosa Pimentel, respectivamente, Chefe da Divisão de Engenharia e representantes da Subdivisão de Projetos, foram recebidos pelo Superintendente da INFRAERO em Macapá, senhor Ezequiel Gomes dos Santos.

 

     O maior desafio da equipe, nessa primeira etapa de levantamento, consistiu no levantamento das partes constituintes do MOP de Embarque que deverão ser mobilizados para o município de Oiapoque. “Ao desmontarem os MOP de Embarque e Desembarque para a construção do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá, as estruturas metálicas e demais materiais componentes foram misturados e estocados em um mesmo local, o que dificultou bastante a identificação e separação das partes que compõem o MOP de Embarque doado e que deverão fazer parte do novo TPS de Oiapoque”, explicou o Chefe da Divisão de Engenharia, Major Engenheiro Resque.

 

      A estrutura do TPS a ser instalada em Oiapoque fornecerá uma área operacional de aproximadamente 1.100 m², com capacidade para atender em média 500 passageiros por dia. Para tanto, um Termo de Execução Descentralizada (TED) deverá ser celebrado entre o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Infraestrutura.

         Durante a visita, a equipe técnica da COMARA teve a oportunidade de receber os projetos e orçamentos estimados, que foram cedidos pela SAC, para o novo TPS de Oiapoque, para que possam analisar e, se for o caso, até propor modificações. Na ocasião, a Tenente Arquiteta Jaqueline ressaltou a importância de uma visita a Oiapoque para análise da área onde será implantado o MOP, uma vez que uma má locação pode comprometer o andamento das atividades aeroportuárias daquela localidade. Destacou ainda que “em virtude de algumas peças do MOP estarem comprometidas pela ação do tempo, há a necessidade de readequação do projeto de instalação em relação ao construído à época no Aeroporto de Macapá.”

      Um dos grandes desafios associados à missão está no transporte terrestre pela BR-156 de toda a estrutura do MOP de Embarque para o aeródromo de Oiapoque, uma vez que, dos 600 km da rodovia, 110 km não estão pavimentados. “Com a chegada do período chuvoso, em dezembro deste ano, a situação ficará ainda mais crítica, podendo comprometer totalmente a logística de mobilização das estruturas e materiais que compõem o MOP”, afirmou o Maj Resque.

     Dentre os materiais reaproveitáveis, podem-se destacar: estruturas metálicas, telhas tipo sanduíche e materiais de fechamento lateral (vidros, placas e painéis termoacústicos).

 

 

Texto: Cel Av Steven / Maj Eng Resque

Fotos: SAC /COMARA

 

Fim do conteúdo da página