Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > EMAER e SAC visitam os Canteiros de Obras da COMARA
Início do conteúdo da página

EMAER e SAC visitam os Canteiros de Obras da COMARA

     Uma comitiva composta pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), no período de 1º a 3 de outubro, visitou os canteiros de obras da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) em Oriximiná-PA e Estirão do Equador, distrito de Atalaia do Norte-AM, com o intuito de verificar o andamento das obras e conhecer a realidade comariana.

     Em Oriximiná, a comitiva foi recebida pelo Prefeito Municipal, Sr. Antonio Odinélio Tavares da Silva, que fez as honras da cidade e levou a comitiva para conhecer as instalações portuárias por onde desembarcaram os primeiros equipamentos e por onde desembarcarão os necessários insumos à conclusão da obra.

     Para o Diretor de Investimentos da SAC, Sr. Eduardo Henn Bernardi, “um aeroporto adequado às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), apto a receber voos regionais, proporcionará um grande vetor de desenvolvimento para a cidade e, nesse sentido, fará com que a obra traga progresso, atenda à população e conecte o município de Oriximiná ao Brasil e ao mundo. Isso é que traz investimentos e ganhos para a cidade”, ressaltou.

      Em Estirão do Equador, os membros da comitiva puderam inspecionar e acompanhar os trabalhos em execução de concretagem da taxiway, última etapa para a conclusão da meta prevista para 2019, que incluiu a finalização do pátio de estacionamento de aeronaves e a concretagem dos primeiros 300 metros da pista de pouso e decolagem.

      Para aqueles não habituados à realidade amazônica, causou surpresa a variação do nível dos rios, que limita a função logística para algumas cidades durante boa parte do ano.

      "O planejamento de uma obra numa localidade de difícil acesso como Estirão do Equador deve ser feito da forma mais minuciosa possível, uma vez que o único meio economicamente viável de se transportar materiais como brita e cimento é o fluvial. Não há espaço para erros no desenrolar da obra. Qualquer falha no planejamento significa atrasar a obra em pelo menos um ano”, destacou o Coronel Steven.

     Além das localidades de Oriximiná e Estirão do Equador, a comitiva teve a oportunidade de acompanhar as tratativas para o início das obras no Aeroporto de Coari (AM), cuja mobilização para a reconstrução do aeródromo está prevista para o primeiro semestre de 2020.

     Em Coari, o Major Renato Resque Teixeira, Chefe da Divisão de Engenharia da COMARA, apresentou à comitiva e aos integrantes da Prefeitura, dentre eles a Procuradora-Geral do Município de Coari e Prefeita em exercício, Sra. Laura Macedo Coelho, o escopo do projeto e o planejamento da intervenção.

     De acordo com o Major Resque a concepção da pista passará por mudanças. “Manteremos o comprimento da pista em 1600 m, mas a largura será reduzida para 30 metros. O pavimento atual em asfalto será substituído por um pavimento rígido, em concreto, que terá maior durabilidade e demandará poucas manutenções. Além disso, a taxiway será reformada, o pátio sofrerá uma ampliação no sentido lateral e o Terminal de Passageiros praticamente dobrará de tamanho na metragem quadrada”, frisou o militar.

     No último dia da visita, a comitiva pôde conhecer as instalações do Destacamento de Apoio à COMARA em Manaus (DACO-MN), o entreposto de distribuição logística da COMARA e futura sede da Organização.

      O Comando da Aeronáutica tem um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado com a Secretaria de Aviação Civil, que tem por objetivo a transferência de recursos para a consecução de obras e projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica sob responsabilidade da COMARA.

     Dos membros da comitiva que visitaram os canteiros destacou-se a presença do Chefe da 4ª Subchefia do EMAER, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, do Diretor do Departamento de Investimentos da SAC, Sr. Eduardo Henn Bernardi, do Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Infraestrutura, Sr. Nerylson Lima da Silva, da Coordenadora Geral de Gestão de Processos e Contratos da SAC, Sra. Juliana da Silva Castro Nunes, que se fizeram acompanhar pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier.

 

Texto: Cel Av Steven / 1º Sgt BFT Jean

Fotos: 1º Sgt BFT Jean

Fim do conteúdo da página