COMARA devolve imóveis à Prefeitura de Monte Alegre
Na última sexta-feira (20), a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA efetuou a entrega simbólica das chaves do Destacamento de Apoio da COMARA em Monte Alegre (DACO-MA) à Prefeitura Municipal.
O ato foi realizado pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, juntamente ao Prefeito de Monte Alegre, senhor Jardel Vasconcelos Carmo, que passou às mãos do Coronel Steven uma cópia da Lei Municipal nº 5.215, de 10 de setembro de 2019, mediante a qual foram revogados os títulos de aforamento dos tombos não regularizados que estavam sob os cuidados da COMARA. Estiveram também presentes ao ato autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município.
A ação faz parte da desmobilização que ocorre, por parte da COMARA, de toda a estrutura do DACO-MA. Nessa cerimônia foram entregues os imóveis denominados Clube Comariano, Destacamento de Apoio (DACO) e a área do britador, que estavam sob a guarda da COMARA há décadas, porém sem qualquer tipo de exploração e retorno há, pelo menos, quinze anos.
Esses espaços restituídos à Prefeitura trarão desenvolvimento e qualidade de vida à população local, de acordo com a destinação comentada pelo Prefeito Jardel: “O Clube Comariano se transformará em um Centro de Convivência para pessoas da terceira idade, o Destacamento será a sede da Secretaria de Obras e servirá para realizar a manutenção de veículos pesados e, finalmente, a área do Britador será aproveitada para a estocagem de materiais a serem embarcados”.
“ Dentro dessas tratativas, restará apenas a tramitação documental referente ao Hotel de Trânsito, também conhecido por Cananga, devido ao fato de ser a única área patrimonial regularizada e necessitar de autorização do Comandante da Aeronáutica”, explicou o Coronel Steven.
Com o foco das atividades da COMARA desenhando-se cada vez mais a oeste da região amazônica, conjugado com a possibilidade de sua sede operar através da cidade de Manaus-AM, evidencia-se no contexto operacional e logístico a necessidade de utilização de forma eficaz e racional dos meios alocados para o desenvolvimento das obras de infraestrutura aeroportuária da imensa Hileia.
É do interesse também da COMARA a realocação dos servidores civis permanentes que trabalham no Destacamento em Monte Alegre, que hoje são em número de quatro, integrando-os ao corpo de funcionários da Prefeitura de Monte Alegre, tendo todos os seus direitos preservados.
Desta forma, avança-se novamente na direção da racionalização de recursos, ao mesmo tempo em que se dá a melhor destinação possível aos imóveis que, por tantos anos, foram úteis ao cumprimento da atividade fim da COMARA e agora voltarão a ser úteis, porém nas mãos de outra Instituição.
Texto: Cel Av Steven / 1º Sgt BFT Jean
Fotos: 1º Sgt BFT Jean
Redes Sociais