Comandante-Geral de Apoio visita a COMARA
A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) teve o privilégio de receber a visita do Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), e contar com sua atenção exclusiva no período de 16 a 20 de setembro de 2019. O Comandante do COMGAP se fez acompanhar, durante toda a sua estada em terras amazônicas, pelo Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), Brigadeiro Engenheiro Raymundo Ubirajara da Fonseca Salgado Júnior.
A programação da semana teve início com um briefing institucional da unidade, ministrado em Belém pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, e incluiu uma visita às instalações da sede, ao Pavilhão de Máquinas (PAVMAQ) e ao Porto Fluvial Brucutu. O Ten Brig Cury ficou satisfeito ao saber das tratativas em andamento para o arrendamento da área do Porto Brucutu, que reduzirá encargos sem afetar a operacionalidade da Instituição.
Na terça-feira (17), a comitiva partiu em direção a Manaus-AM a fim de participar da tradicional Visita de Inspeção Mensal aos Canteiros de Obras (VIMCO). O Comandante do COMGAP assistiu a uma apresentação do Chefe do Destacamento de Apoio da COMARA em Manaus (DACO-MN), Major Aviador Leno Garcia Frank, e, pela primeira vez em sua carreira, teve a oportunidade de conhecer as instalações da Organização. Suas impressões foram no sentido de que o Destacamento reúne todas as condições necessárias ao recebimento de investimentos de forma a tornar-se, futuramente, a sede da COMARA.
À tarde do dia 17, foi reservada para uma visita ao Destacamento de Apoio da COMARA em Moura (DACO-OW). Depois de um longo período de inatividade, o Ten Brig Cury pôde observar in loco a retomada das atividades no Destacamento, com o britador funcionando a pleno e a pedreira totalmente dragada. Também tomou conhecimento do acordo recém firmado com a Prefeitura Municipal de Barcelos, mediante o qual o COMAER obteve a concessão para exploração da área pelos próximos vinte anos. Chamou-lhe a atenção a localização privilegiada da pedreira, em especial a facilidade de atracamento das balsas e a possibilidade de operação ininterrupta durante todo o ano.
A decolagem de Manaus na quarta-feira (18) com destino a Estirão do Equador -AM foi bastante cedo a fim de aproveitar ao máximo o dia na localidade onde a COMARA retomou uma obra há anos paralisada. Em Estirão, o Ten Brig Cury elogiou a organização do canteiro e teve a oportunidade de constatar pessoalmente a real dimensão das dificuldades enfrentadas pelos comarianos em seu dia a dia numa região inóspita, de difícil acesso e num canteiro completamente isolado. Aproveitou ainda para percorrer a estrada de 7 km que separa o canteiro de obras da COMARA e o 4º Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército Brasileiro, onde também visitou aquela unidade.
Após o almoço, a comitiva decolou para Tabatinga-AM, onde foi recebida pelo Coronel Almeida Júnior, Comandante do 8º Batalhão de Infantaria de Selva. Depois de uma recepção bastante cordial, o Ten Brig Cury manifestou intenção de conhecer as instalações portuárias do 8º BIS para verificar a possibilidade de deixar atracadas, temporariamente, as balsas da COMARA. A intenção é aproveitar o ano inteiro de navegabilidade do Solimões até a cidade de Tabatinga para trazer a brita produzida em Moura que será utilizada na obra de Estirão do Equador e deixar as balsas carregadas atracadas, aguardando a cheia do Javari para vencer os últimos cinco dias de viagem e chegar a Estirão do Equador. Somente assim será possível atingir a ousada meta programada de terminar a pista de Estirão do Equador em 2020.
Na quinta-feira (20), a comitiva decolou tão logo abriu o aeroporto de Tabatinga, com destino a Iauaretê-AM, local de outra obra inacabada que está sendo retomada neste ano de 2019. Em Iauaretê, também conhecida como Cidade dos Índios, o Comandante do COMGAP teve a chance de acompanhar os trabalhos de decapagem da pedreira que será detonada ainda esse ano para produzir a brita necessária à conclusão da obra. O britador, que sofreu uma manutenção pesada no início do ano, também foi colocado para funcionar a fim de britar o material que será utilizado na conclusão do sistema de drenagem da pista de pouso e decolagem.
O Ten Brig Cury ainda visitou o porto principal da cidade, onde a COMARA fará uma reforma completa a título de contrapartida pela cessão da área da pedreira, e o porto por onde a COMARA desembarca seus insumos e equipamentos, nas proximidades do Pelotão Especial de Fronteira.
Terminado o almoço no canteiro de Iauaretê, a comitiva seguiu viagem para Manaus, onde foi recebida pelo Brigadeiro do Ar Maurício Carvalho Sampaio, Comandante da Ala 8, que apresentou ao Comandante do COMGAP várias iniciativas já em andamento no sentido de melhorar o fluxo de trânsito na saída do DACO-MN e ainda ofereceu gentilmente parte de sua área patrimonial, caso a COMARA necessite expandir suas instalações em Manaus.
O Ten Brig Cury enfatizou ao Brig Sampaio a necessidade do COMAER formalizar, a nível regional, uma espécie de Protocolo de Intenções com o Exército Brasileiro, de modo que a COMARA possa contar com o apoio irrestrito das unidades do Exército na Amazônia e melhor cumprir sua missão.
E assim teve fim a visita do COMGAP à COMARA, que já trouxe e ainda trará muitos benefícios à Instituição, ao aproximar o Grande Comando de sua unidade subordinada, permitindo-lhe conhecer sua realidade e dedicar esforço e energia na solução de seus problemas cotidianos.
Texto: Cel Av Steven / 1º Sgt BFT Jean
Fotos: 1º Sgt BFT Jean
Redes Sociais