Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Destacamento de Apoio da COMARA em Moura presta os primeiros socorros a uma criança
Início do conteúdo da página

Destacamento de Apoio da COMARA em Moura presta os primeiros socorros a uma criança

 

     Situado à margem direita do Rio Negro, o Destacamento de Apoio da COMARA em Moura (DACO-OW), Distrito de Barcelos (AM), prestou os primeiros socorros a uma criança, no último dia 18 do mês de agosto.

     Por volta das 9h, familiares da menor Samylly Kaylla Almeida de Souza, de três anos de idade, dirigiram-se ao posto de atendimento da COMARA, afirmando que a criança se encontrava sonolenta e prostrada, em sua residência, com quadro febril de 39º C e já não se alimentava há dois dias devido a uma inflamação na garganta.

     A assistência médica prestada, de forma imediata à criança, ocorreu no posto do Distrito, por intermédio do Primeiro-Sargento Especialista em Enfermagem Huascar Henrique Nunes do Nascimento que a encontrou com a pulsação baixa e, imediatamente, administrou oxigênio e examinou preventivamente a menor. Foi então que a paciente conseguiu beber água, ação que não fazia há dois dias, o que, aos poucos, ajudou a estabilizar o quadro de saúde de Samylly.

    O militar indagou como se desenvolveu o quadro da menor. O pai e a mãe, respectivamente, Junildo Ferreira de Souza e Patrícia da Silva Almeida, comentaram que realizaram uma viagem de barco, por quatro dias, e que a criança ficou exposta à variação de temperatura entre a área refrigerada do barco e a parte externa da embarcação, ocasionando sintomas de coriza, cujo agravamento se deu ao término da viagem com a menor ficando exposta à chuva. Essa exposição da criança às intempéries climáticas agravou seu quadro febril, levando-a a entrar em convulsão.

      A mãe desesperou-se e ministrou 10 gotas de paracetamol. No entanto, a pulsação da criança baixou sensivelmente. A situação ficou delicada e os pais resolveram, então, solicitar apoio ao Posto de Atendimento da COMARA, localizado no DACO-OW, pelo fato deste possuir um militar de plantão 24h, que pôde prestar os primeiros socorros à criança no Posto de atendimento do Distrito de Moura, relatou a mãe ao militar.

     Às 14h, a menor deu indicações de sonolência e pulsação baixa. O primeiro-sargento Huascar, novamente, foi acionado pela família de Samylly, onde dessa vez, ao atendê-la no Posto do Distrito, o militar solicitou documentos e exames que contassem um pouco sobre a vida pregressa da menina. Descobriu-se, então, que, ao nascer, a criança foi diagnosticada com sopro no coração e ela possuía um acompanhamento anual. A partir dessa informação, foi administrado soro e um suporte de glicose para a criança, no sentido de ativar a pulsação da menor que se encontrava baixa.

      O militar aconselhou à família a remoção da criança para um local com mais recursos. Então, às 16h, ela foi removida, por meio de transporte fluvial, para a cidade de Novo Airão-AM, acompanhada pelos pais e pelo agente comunitário de saúde, para que pudesse ter um suporte melhor no atendimento, devido à carência de medicação no posto local do Distrito de Moura.

      Passados os momentos mais críticos e bastante emocionada a mãe da menina comentou: “Se não fosse a intervenção da COMARA, provavelmente a minha filha não estaria aqui. Obrigada por tudo!”.

     Para o Primeiro-Sargento Huascar, que prestou os primeiros socorros à criança, o momento vivido pode ser sintetizado da seguinte forma: “Sentimento de dever cumprido. É gratificante estar ajudando as pessoas carentes nessas áreas tão desassistidas e remotas do Brasil. Ver o sorriso no olhar de forma diferenciada das pessoas é a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o militar.

 

Texto: Cel Av Steven / 1º Sgt BFT Jean

Fotos: 1º Sgt SEF Huascar

Fim do conteúdo da página