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 COMARA participa da PAVING EXPO & CONFERENCE 2019

     A COMARA participou, entre os dias 27 e 29 de agosto de 2019, do evento Paving Expo & Conference South America, realizado no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. O evento teve como principal foco os assuntos relacionados à infraestrutura viária e rodoviária, detalhando processos construtivos, materiais, máquinas e equipamentos, além de avanços e novidades que norteiam e interferem no setor. Participaram do evento os engenheiros civis Major Resque, Tenentes Edmir, Paulo, Henrique, Danilo e Cunha, e os engenheiros mecânicos Tenentes Coimbra e João Victor.

     Um tema muito importante abordado na Conferência foi o da pavimentação em concreto como alternativa para as vias urbanas e rodoviárias de tráfego intenso e pesado, sendo esta solução muito utilizada pela COMARA nos últimos anos na pavimentação de pistas da região amazônica. Tal solução vem crescendo em face de sua durabilidade e economia ao longo dos anos.

     Entre as metodologias de reconstrução de pavimento apresentadas no evento, a solução “whitetopping” (concreto sobre asfalto) recebeu destaque por estar sendo utilizada em várias cidades como solução de restauração de pavimentos. A COMARA já adota tal técnica para a reforma de pavimentos aeroportuários desde 2004 e atualmente a aplica nos aeródromos de Estirão do Equador-AM e de Iauaretê-AM.

     Ainda sobre o tema pavimentação em concreto, diversas palestras apresentaram a ascensão da viabilidade técnica e econômica do pavimento rígido. Anteriormente, estimava-se que um pavimento em concreto poderia alcançar até o dobro do custo do pavimento asfáltico, considerando o custo de implantação e manutenção para determinado tempo de serviço. Contudo, por conta da durabilidade e pouca necessidade de manutenção do pavimento rígido, alguns estudos já apontam sua economia em longo prazo. Além disso, devido à alta do preço dos insumos asfálticos, a maior competitividade do preço do cimento e o avanço nas técnicas de concretagem nos últimos anos, o custo do pavimento em concreto, na análise da vida útil dos pavimentos, tem se tornado menor que o do pavimento em asfalto. Para a COMARA, a técnica “whitetopping” tem se mostrado mais econômica justamente por diminuir a frequência de manutenção dos pavimentos nos aeródromos de difícil acesso da Amazônia, cujos custos de mobilização e desmobilização são muito elevados.

     Outro tema abordado de forma bastante elucidativa foi o de compactação de solos. As palestras sobre o assunto focaram nas principais técnicas do processo de compactação e no uso de equipamentos com as tecnologias mais modernas do mercado.

     Além dos equipamentos de compactação, o parque de exposição contava com uma área coberta de 9.000 m², onde diversos fabricantes apresentaram suas mais recentes soluções em equipamentos de pavimentação. Entre as marcas mais renomadas do mercado, estavam as seguintes: Caterpillar, John Deere, WirtgenGroup, New Holland e Hilário.

      A COMARA ainda teve a oportunidade de visitar o estande do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro, cuja missão é assegurar o efetivo e regular emprego da Engenharia Militar, em benefício do Exército e do Estado Brasileiro, realizando a gestão de Obras, Patrimônio, Meio Ambiente, Material e Operações de Engenharia. Nessa visita houve troca de experiências entre a COMARA e o DEC, sendo discutidos os desafios da engenharia de construção na região Amazônica. Foi comentado também sobre a parceria existente entre esta Comissão e os Batalhões de Engenharia do Exército (BEC), em específico o 6º BEC e 8º BEC, reforçando-se a necessidade do trabalho em conjunto das engenharias entre as Forças para o cumprimento da missão em regiões inóspitas e de difícil acesso, como é o caso das obras de Estirão do Equador-AM e Iauaretê-AM.

 

Texto: Divisão de Engenharia e Divisão de Logística

Fotos: Divisão de Engenharia e Divisão de Logística

 

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