COMARA ajuda 6º BEC a pavimentar a estrada de acesso ao PEF
O 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), em parceria com a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), deu início no dia 20 de agosto ao lançamento de geocélulas na estrada de 7 km que conecta o 4º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) ao aeródromo de Estirão do Equador.
O uso compartilhado de máquinas e equipamentos, além das instalações físicas do canteiro de obras da COMARA em Estirão do Equador, permitiu a redução dos custos logísticos do 6º BEC, mas também trouxe vantagens à Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, pois a manutenção desses equipamentos e o efetivo da cozinha e serviços gerais está sendo compartilhado.
Intransitável a maior parte do ano, a conclusão dessa obra de pavimentação da estrada de acesso ao PEF trará benefícios aos usuários do aeródromo, pois, atualmente, o único meio de acesso ao PEF se dá pela via fluvial.
A tecnologia das geocélulas, de origem israelense, permite o tráfego em terrenos com baixa capacidade de suporte, o que contribuirá para a trafegabilidade da estrada durante todo o ano, facilitando a logística da comunidade local.
As geocélulas são preenchidas com areia ou material granular, que melhora a capacidade de carga do solo, proporcionando um sistema de drenagem eficiente para as águas pluviais.
A COMARA pretende adotar tecnologia semelhante em suas obras futuras e está aproveitando a oportunidade para conhecer melhor os métodos construtivos e especificidades técnicas do produto, a fim de se certificar de sua viabilidade técnica.
Ganha o Exército Brasileiro, ganha a Força Aérea Brasileira, e, principalmente, ganham a sociedade brasileira, ao fortalecer nossas fronteiras, e o município de Atalaia do Norte, ao trazer infraestrutura para a comunidade do distrito de Estirão do Equador.
Texto: Cel Av Steven/ 1º BFT Sgt Jean
Fotos: 6º BEC
Redes Sociais