Secretário do TCU visita a COMARA
A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica teve a honra de receber, nesta última terça-feira (27), o Secretário do Tribunal de Contas da União no estado do Pará, Sr. Arildo da Silva Oliveira, para uma visita institucional à Unidade, com vistas a conhecer a missão e as adversidades enfrentadas para a construção de aeródromos em lugares inóspitos e de difícil acesso na Amazônia legal.
Numa conversa informal, o tema predominante foi no sentido de que a Administração Pública deve quebrar paradigmas para ter uma gestão inovadora, de modo a acelerar o progresso rumo à solução dos desafios do setor público no século XXI, concedendo autonomia aos servidores públicos enquanto protagonistas desse processo.
O Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Steven Meier, apresentou o recém-produzido vídeo institucional da obra em execução de Estirão de Equador-AM, especialmente os obstáculos e dificuldades que fazem parte do dia a dia do comariano, e ressaltou a necessidade de processos mais ágeis para fazer frente aos inúmeros contratempos vivenciados pelo gestor público.
Tomar decisões na Administração Pública, no entanto, é uma atividade que envolve riscos cada vez maiores, pelo fato dos mecanismos de controle estarem cada vez mais eficientes. Inovar, então, é quase um tabu. O medo de errar e ser responsabilizado por seus erros têm levado, infelizmente, muitos gestores ao imobilismo. O Secretário Arildo recordou o jargão atualmente em voga para essa prática: é o “apagão das canetas”.
Para o ministro do TCU, Sr. Bruno Dantas, em artigo intitulado “O risco de infantilizar a gestão pública”, citando o jurista Roberto Dromi, há um verdadeiro Código do Fracasso na Administração Pública, cujos artigos são os seguintes:
- Art. 1º: Não pode;
- Art. 2º: Em caso de dúvida, abstenha-se;
- Art. 3º: Se é urgente, espere;
- Art. 4º: Sempre é mais prudente não fazer nada.
O Secretário do TCU incentivou a COMARA a buscar intercâmbios não apenas com empresas e demais órgãos públicos que são referências positivas, mas também experiências mal sucedidas, a fim de evitar incorrer nos mesmos erros.
Por fim, após desfrutarem um almoço no rancho da Organização, o Dr. Arildo foi convidado a realizar uma viagem na visita de inspeção mensal aos canteiros pra conhecer in loco o trabalho desenvolvido pela COMARA.
Texto: Cel Av Steven / Maj Int Magalhães
Fotos: 1º Sgt BFT Jean
Redes Sociais