Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA realiza missão em Carauari-AM
Início do conteúdo da página

     Do dia 26 de junho ao dia 25 de julho de 2019, uma equipe da COMARA realizou estudos no aeroporto de Carauari-AM. Esses estudos tiveram como objetivo coletar todas as informações necessárias para o desenvolvimento do Projeto de Reforma do Aeroporto de Carauari-AM. O referido projeto foi solicitado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), através de parceria com a Força Aérea Brasileira, formalizado por meio de Termo de Execução Descentralizada, sendo parte de um programa de investimentos em aeroportos regionais do Ministério da Infraestrutura.

     Durante o período na localidade, foram realizados levantamentos topográficos da Pista de Pouso e Decolagem, Pista de Táxi, Pátio de Aeronaves, Faixa de Pista e acessos do aeroporto. Foram feitas também avaliações superficiais do pavimento, através da metodologia do Índice de Condição do Pavimento (PCI – Pavement Condition Index). Foram executados estudos sobre as camadas que compõem o pavimento, com o uso de trado e coletadas amostras de concreto e asfalto, com o uso de sonda rotativa. Para avaliar a resistência do pavimento, foram realizados ensaios de DCP (Dynamic Cone Penetration) e Viga Benkelman. A equipe também coletou amostras de solo da jazida e amostras do solo do pavimento do aeroporto. Em Belém, as amostras coletadas deverão passar por diversos ensaios de laboratório.

     Além disso, foram feitas visitas de avaliação aos portos da cidade, lixão, jazidas e outras áreas relevantes para o projeto.

     Todos esses estudos e os ensaios que estão sendo produzidos são necessários para o desenvolvimento do projeto de reforma do aeroporto de Carauari-AM ao longo dos próximos meses.

 

 

 

Texto: Ten Herculano
Fotos: Ten Herculano

Fim do conteúdo da página