Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA contrata a primeira pessoa com deficiência
Início do conteúdo da página

     “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.”

     Apesar da previsão legal na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, também conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, sabe-se que a realidade, infelizmente, não é assim tão bela.

     A COMARA, no entanto, consciente da importância do seu papel de inclusão social, tem se esforçado em combater todo e qualquer tipo de discriminação, e, em seu último processo admissional, contratou sua primeira usuária de cadeira de rodas.

     Dia 18 de julho foi um dia especial na vida da servidora Terezinha Sá Tavares. “A inclusão é sempre uma incógnita. Fiquei muito feliz ao me deparar com as adaptações realizadas na estrutura física desta Comissão, as rampas e o banheiro acessível. Tenho lembranças negativas da inclusão no período da faculdade”, comentou a servidora que, após 40 anos de experiência de trabalho administrativo na área da educação, decidiu retomar os estudos e concluiu o nível superior em Pedagogia no ano de 2018.

     Para que essa contratação fosse possível, esta Comissão passou por reformas em seus corredores e alguns setores de trabalho. “Houve uma força tarefa em tempo recorde para criar uma adaptação. É um grande avanço, uma nova consciência chegando, a COMARA se expandindo e evoluindo a cada dia”, citou a 2º Tenente Joana, psicóloga da Instituição.

 

 

 

Texto: Cel Steven / Sgt Camila
Fotos: Sgt Camila

Fim do conteúdo da página