Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA promove PPA em Manaus
Início do conteúdo da página

     O crescente aumento da expectativa de vida da população mundial tem despertado o interesse no desenvolvimento de iniciativas voltadas à chamada “terceira idade”. As discussões em torno da atual reforma previdenciária que está tramitando no Congresso também têm lançado luzes sobre o tema e gerado acalorados debates.

     Muito se fala em combater privilégios de determinadas classes que, em função da sua natureza ocupacional, têm o direito de se aposentar mais cedo que outras. Mas, enquanto muitos estão defendendo seus direitos de poderem se aposentar antes do tempo, há uma turma que não pensa em pendurar a chuteira tão depressa.

     Esse é o caso de vários servidores comarianos, que já preenchem os requisitos para a aposentadoria há vários anos, mas que, por motivos diversos, decidiram continuar cumprindo seus afazeres diários.

     Para essa turma e para aqueles que já estão próximos de reunir os pré-requisitos é que foi pensado o Programa de Preparação para a Aposentadoria – PPA, conduzido pela Segundo-Tenente Psicóloga Denise Joana da Silva Barros, no período de 9 a 11 de julho, no Destacamento de Apoio à COMARA em Manaus.

     Os objetivos do programa voltaram-se para atividades de sensibilização, informação e instrumentalização-reflexão sobre o significado deste momento de transição. Mais do que tudo, o que se pretendeu foi oferecer possibilidades de promoção de qualidade de vida e crescimento pessoal.

     Esta ação marca o início de um ciclo de eventos com o objetivo de desmistificar esta “travessia”, que pode ser entendida por muitos como um momento de tristeza e de chegada da “improdutividade”. O PPA, no formato em que está sendo apresentado pela COMARA, traz em sua prática, uma forma personalizada, adaptada à cultura do servidor comariano permanente, levando em consideração os anseios de cada servidor.

     Durante os eventos, os servidores civis permanentes (SPPF) participaram de palestras de temas variados como: “o seu projeto de vida” e “emoções e relacionamento com a família e a comunidade”, ministrados pela Tenente Joana, psicóloga da COMARA. Na oportunidade, visitaram os Centros de Convivência do Idoso, que são administrados pelo Governo do Estado do Amazonas e pela Prefeitura de Manaus. Participaram também de uma palestra sobre Planejamento Financeiro que foi ministrada pelo 1° Sargento Fernando, especializado em matemática financeira. Ao final foi oferecido lanche aos SPPF embalado ao som de voz e violão.

     Em resumo, durante todo o evento, a iniciativa foi bastante elogiada pelos servidores, que puderam ser ouvidos durante toda a ação. Uma fala bastante interessante foi a do servidor Amazonas que disse: “a Sra. está abrindo as nossas ideias...” (quando explicado sobre a diferença entre o amor e o apego). Outro depoimento envolvente foi o do servidor Raimundinho: “Isso jamais foi feito em todos esses anos. Nós nunca mais seremos os mesmos”.

 

 

 

Texto: Cel Steven / Ten Joana
Fotos: Ten Joana

Fim do conteúdo da página