Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA e ALA 9 promovem curso de operador de motosserra
Início do conteúdo da página

     No período de 8 a 12 de julho ocorreu nas dependências da Ala 9 o curso de operador de motosserra, ministrado pelo 3º Sgt SOB Marcos Aurélio Gonçalves Ferreira, da Ala 9, e pelo 3º Sgt Bernardino Neto Pereira da Conceição, da COMARA.
     Concluíram o curso com aproveitamento os seguintes militares: Cb Marlon da Costa Lima, S1 Miguel Ângelo Moura Moreira, S2 Endel Alexandre da Silva Laranjeira, S2 Vinicius Santos de Souza, S2 Andre Luis Silva de Sousa, e S2 Lucas de Sousa Reis, sendo os três primeiros do efetivo desta Comissão e os demais da Ala 9.
     Uma motosserra demanda uma série de cuidados para o seu perfeito funcionamento. Nesse sentido, o curso foi montado de forma a permitir que os alunos aprendessem, passo a passo, desde a montagem correta de uma motosserra, como tensionar sua corrente, quais os combustíveis necessários à sua operação e como abastecê-la corretamente, os equipamentos de proteção individual indispensáveis a uma operação segura, como dar partida em uma motosserra, a utilização propriamente dita do equipamento até, finalmente, os cuidados necessários ao armazenamento correto, de modo a permitir que o equipamento volte a funcionar adequadamente mesmo após longos intervalos sem utilização.

     “O curso se deu de forma bastante prática, utilizando métodos de sistema de força como o uso do equipamento chamado Tifó, onde você amarra uma extremidade de corda ou cabo de aço na árvore que será derrubada e a outra no equipamento, para então direcionar a queda, impedindo que a mesma ocorra sobre instalações ou em local indevido” explicou o Sgt Aurélio.
     Além de direcionar a queda de galhos ou árvores, o Tifó também pode ser utilizado para o arraste de cargas, no caso troncos de árvores, mesmo a longas distâncias.
     A ênfase principal do curso, no entanto, deu-se na transmissão de conhecimentos relativos à segurança e à saúde do trabalho, alertando os futuros operadores quanto aos riscos envolvidos durante o manuseio de uma motosserra e advertências sobre o uso inadequado.

     Após a instrução, os alunos se tornaram aptos a operar a motosserra, conhecendo os cuidados na operação, quais EPIs são utilizados, reparos, limpeza e manutenção no dia a dia para maior durabilidade e produtividade com o equipamento e segurança.
     No dia 12 de julho o final do curso foi comemorado em um churrasco, onde o Vice-Presidente da COMARA, Cel Av Steven Meier, entregou os certificados de conclusão de curso e agradeceu aos instrutores.

     O Cb Costa, pertencente ao efetivo da seção de elétrica da COMARA, agradeceu a oportunidade de participar do curso e o considerou uma iniciativa excelente desta Comissão juntamente com a Ala 9 para a preparação e capacitação de seu efetivo. “Minha experiência no curso foi de trabalho em equipe e liderança. Como líder, aprendi a avaliar os locais das missões, organizar o material e distribuir as funções para os meus subordinados” disse.

 

 

 

Texto: Cel Steven / Sgt Camila
Fotos: Sgt Aurélio / Sgt Camila

Fim do conteúdo da página