Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA reúne-se com o Prefeito de Oriximiná
Início do conteúdo da página

     Na manhã da sexta-feira, dia 05/07, uma comitiva da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica - COMARA reuniu-se com a Prefeitura Municipal de Oriximiná (PA) com o objetivo de dar início às tratativas de melhoramentos no Aeroporto de Oriximiná (PA), para que o aeródromo possa realizar operações no período noturno.

     A reunião com os membros da comitiva, o Vice-Presidente da COMARA, o Chefe da Divisão de Engenharia, o Chefe da Divisão de Logística e o Assessor para questões ambientais, respectivamente, Coronel Aviador Steven Meier, Major Engenheiro Renato Resque Teixeira, Capitão Engenheiro Luis H. G. Maia e Silva e o Primeiro-Tenente Engenheiro Rômulo José A. Sobrinho, com o Prefeito do Município de Oriximiná, senhor Antonio Odinélio Tavares da Silva e demais autoridades locais, ocorreu na sede da prefeitura.

     Os recursos alocados são provenientes da Secretaria de Aviação Civil (SAC), a qual escolheu uma série de aeroportos para receber esses investimentos e coube ao Comando da Aeronáutica, por intermédio da COMARA, optar pelo aeródromo de Oriximiná como o primeiro local a receber esses melhoramentos, em função da facilidade logística de ter um rio navegável o ano inteiro.

     A COMARA tem um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Secretaria de Aviação Civil, e está em tratativas finais para fazer um Termo Aditivo a esse TED, de tal forma que o aeródromo de Oriximiná seja contemplado.

     As obras de melhoramentos no aeródromo consistirão no cercamento da área operacional, com o intuito de evitar a entrada de animais e garantir a segurança das atividades aéreas; implantação de auxílios visuais, sistema de sinalização luminosa, farol rotativo e biruta iluminada para que possam ocorrer operações noturnas; e um sistema de indicação de rampa de aproximação de precisão nas duas cabeceiras da pista.

     Para isso, a COMARA enviou ao local, uma semana antes, uma equipe precursora, que ficou responsável pelo levantamento de dados e eventuais óbices, e que, paralelamente, desenvolverá o projeto.

     De posse desses dados, foi possível elaborar a pauta da reunião, e, consequentemente, assinar uma ata, em que a Prefeitura se comprometeu a envidar esforços para auxiliar a equipe da COMARA na superação desses obstáculos.

     O chefe da Divisão de Engenharia, Major Resque, informou como irão transcorrer as diversas fases da obra. “A primeira etapa consistirá na elaboração do projeto, envolvendo o levantamento topográfico da pista e o abastecimento de energia elétrica. Na segunda etapa entra o planejamento de execução, com a escolha dos equipamentos necessários, aquisição de insumos, inclusive no exterior, como é o caso dos auxílios visuais, e definição do tamanho da equipe envolvida. A ideia é que até o final do ano essa obra seja entregue, contudo essa fase preliminar é bastante importante”, afirmou o militar.

     Em contrapartida, a prefeitura de Oriximiná se comprometeu a dar apoio logístico durante as obras de implantação de auxílios visuais e cercamento da área operacional do aeroporto, fornecendo alojamento para cerca de 30 pessoas, nas instalações do Parque de Exposições, até o término das obras.

     Uma ata de reunião foi assinada ao término da reunião, de forma a alinhavar as ações de parceria entre a prefeitura de Oriximiná e a COMARA. “Essas ações são de extrema importância para demonstrar à SAC que as tratativas estão adiantadas e para que as obras iniciem o mais rapidamente possível, durante o 2º semestre de 2019”, frisou o Vice-Presidente da COMARA, Coronel Steven.

     O Prefeito Antonio Odinélio Tavares da Silva, mais conhecido por Ludogero, agradeceu ao Coronel Steven pela escolha de Oriximiná e proferiu as seguintes palavras: “Era um sonho que agora se tornará realidade. A parceria será a melhor possível e quem ganha com isso é a população oriximinaense”, disse o prefeito.

 

 

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven / 1º Sgt BFT Jean

FOTOS: 1º Sgt BFT Jean

Fim do conteúdo da página