Na tarde do dia 03/07, o Vice-Presidente e o Chefe da Divisão de Engenharia da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA, respectivamente, Coronel Aviador Steven Meier e Major Engenheiro Renato Resque Teixeira visitaram a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl), em São Gabriel da Cachoeira, com o intuito de buscar cooperação nas atividades que serão desenvolvidas no aeródromo de Iauaretê, na região conhecida por “Cabeça do Cachorro”.
A 2ª Bda Inf Sl, Unidade Operacional do Exército Brasileiro, diretamente subordinada ao Comando Militar da Amazônia, possui seu Quartel General em São Gabriel da Cachoeira (AM). Tem por missão defender a Pátria, atuando como força de vigilância estratégica, conduzindo operações de Garantia da Lei e da Ordem, cooperando com os órgãos públicos na defesa civil e apoiando o desenvolvimento econômico e social da região. Uma de suas unidades subordinadas é o 1º Pelotão Especial de Fronteira, em Iauaretê.
Durante a reunião com o Comandante da 2ª Bda Inf Sl, General de Brigada Danilo Mota Alencar, o coronel Steven comentou a respeito da missão que o Comando da Aeronáutica lhe confiou, no sentido de finalizar a obra de ampliação e reconstrução da pista de Iauaretê, projeto iniciado em 2004, porém paralisado há cerca de 5 anos por falta de recursos.
O fôlego para a retomada das atividades tem origem na Secretaria de Aviação Civil (SAC), que alocou os necessários recursos para essa obra, estando prevista sua conclusão até o final de 2021.
Iauaretê envolve uma logística bastante singular, ao demandar duas operações de transbordo: a primeira exatamente em São Gabriel da Cachoeira, no trecho Camanaus – Queiroz Galvão, e a segunda, alguns dias rio acima, no trecho Ipanoré – Urubuquara.
Além disso, ainda havia, até o último mês de junho, mais uma restrição nessa operação de transporte: a queda de uma ponte na estrada que liga os portos de Camanaus a Queiroz Galvão, e a consequente montagem de uma ponte de campanha, limitada a 15 toneladas, fariam com que as carretas utilizadas nas operações de transbordo ficassem restritas a essa capacidade de carga, dificultando ainda mais a viagem.
No entanto, graças ao trabalho desenvolvido pela 21ª Companhia de Engenharia de Construção (21ª Cia E Cnst), unidade subordinada ao 2º Gpt de Engenharia, a ponte foi reconstruída a tempo, o que facilitará as operações da COMARA.
O grande desafio para a COMARA nesse ano de 2019 em Iauaretê consistirá na conclusão do sistema de drenagem do aeródromo e no desmonte de rocha necessário à conclusão dos 1200 metros restantes de pista.
As demandas são grandes e a cooperação é imprescindível na conquista das metas a serem alcançadas. Para tanto, a fim de mitigar riscos e reduzir custos, a COMARA está buscando a parceria com a 2ª Brigada no sentido de ativar postos de serviço nas áreas do Britador e da Pedreira, em Iauaretê, no período em que não houver atividades no canteiro, a fim de garantir a segurança dos equipamentos e insumos de alto valor agregado.
Outro aspecto demandado ao Exército advém da carência de práticos de navegação fluvial, no trecho de São Gabriel da Cachoeira a Iauaretê, para não permitir que as balsas e empurradores da COMARA colidam com pedras ou encalhem em bancos de areia ao longo da navegação.
Em contrapartida a essas ações, a COMARA ofereceu apoio de transporte fluvial, através de suas balsas, a fim de apoiar o 1º Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF), em Iauaretê. O próximo comboio tem previsão de zarpar de Manaus no final do mês de julho.
Ao término da reunião, o general Danilo afirmou: “o que estiver ao alcance da Brigada, nós o apoiaremos!”
Texto: Cel Av Steven / 1º Sgt BFT Jean
Fotos: 1º Sgt BFT Jean
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