Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Destacamento de Engenharia da COMARA em Iauaretê ajuda a salvar vida de bebê recém-nascido
Início do conteúdo da página

     Na última sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel da Cachoeira (AM), em parceria com o Destacamento de Engenharia da COMARA em Iauaretê (DECO-YA) prestou atendimento emergencial a um bebê recém-nascido com o quadro de insuficiência respiratória.

     A criança, que nasceu de parto normal, veio a ter complicações na tarde do dia 31, logo após o seu nascimento. O médico local, Dr Michael, diagnosticou o recém-nascido com o quadro de insuficiência respiratória. A situação começou a se agravar em virtude de o Posto Base não possuir oxigênio hospitalar para administrar ao paciente.

     A Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel da Cachoeira tem esse Posto Base de atendimento na localidade, no distrito de Iauaretê, município de São Gabriel da Cachoeira (AM), a fim de prestar assistência médica à comunidade local.

     Nesse momento, os profissionais do Posto perceberam que a única forma de salvar a vida do recém-nascido seria a administração de oxigênio. Foi, então, que solicitaram ajuda aos militares do DECO-YA, os quais, prontamente, levaram até a Unidade de Saúde o único cilindro de oxigênio existente na localidade para prestar auxílio primordial à vida do bebê.

     No entanto, na madrugada de domingo (2), o quadro de insuficiência respiratória voltou a se agravar e, novamente, o médico solicitou apoio à COMARA, que não mediu esforços para ajudá-los, e, mais uma vez, designou o primeiro-sargento Olavo Rodrigues da Silva, especialista em enfermagem, juntamente com o Cabo Alcântara, para acompanharem o recém-nascido até o embarque na aeronave com destino à Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel da Cachoeira.

     Bastante emocionado, o Dr. Michael, chefe da equipe de saúde da Unidade de Apoio de Iauaretê, aguardou a aeronave C-208 PR-DNA do governo da Amazônia, solicitada para o traslado da criança, que seguiu acompanhada dos pais, respectivamente, Jucelino Gonçalves da Silva e Francilena Moreira Ferreira. Enquanto aguardava a aeronave, o médico proferiu as seguintes palavras: “a equipe da Unidade tem lutado muito para manter esse bebê vivo. Contudo, se não fosse o apoio dos militares da COMARA, certamente não teríamos conseguido. Eles estão de parabéns pela atitude de nobreza e humanidade. A criança, agora, será conduzida para São Gabriel, onde terá mais suporte”, disse o Dr. Michael.

 

 

 

TEXTO : 1º Ten Israel / 1º Sgt Jean
FOTO: 2º Sgt Davimagno

Fim do conteúdo da página