Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA participa do 2º Workshop sobre BIM
Início do conteúdo da página

         No mundo contemporâneo as informações e os conceitos se aperfeiçoam continuamente e os profissionais não podem ficar indiferentes. A maneira de enxergar o mundo e suas perspectivas ganharam novos contornos, a bidimensionalidade planificada foi redesenhada de forma a ser mais fácil sua compreensão e fidelização do objetivo a ser alcançado. Através de softwares, o homem de outrora,  agora, vê com profundidade suas projeções através do conceito de modelagem tridimensional.

          Nesse cenário, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) promoveu o 2º Workshop sobre Building Information Modelling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, entre os dias 14 e 15 de maio.

          O encontro ocorreu no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), no Rio de Janeiro (RJ), reunindo engenheiros, arquitetos e técnicos de diversas organizações militares da Força Aérea Brasileira, além de profissionais do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e de instituições civis.

          O evento contou com a participação de diversos profissionais ligados diretamente à implementação do BIM no cenário brasileiro da construção civil, com ênfase no diálogo sobre obras, licitações e operações, cuja finalidade precípua foi de dar continuidade às ações de disseminação do conhecimento e adoção do BIM em projetos de arquitetura e engenharia, no setor de obras públicas, iniciativa privada e meio acadêmico e, também, divulgar o estágio de evolução referente à implantação do BIM na CISCEA.

         O Decreto Nº 9.377, de 17 de maio de 2018, que instituiu a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, estabeleceu o uso obrigatório do BIM a partir de 2021, conforme delimita o Comitê Gestor da Estratégia BIM. Essa estratégia permitirá o uso da plataforma  no favorecimento direto do planejamento e gestão de projetos e obras, garantindo maior assertividade e transparência das soluções técnicas e custos empregados.

         A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica - COMARA enviou dois militares da Divisão de Engenharia para participarem do 2º Workshop de BIM, com o objetivo de adquirir e difundir novos conhecimentos, dentro da plataforma BIM, para a empregabilidade futura de projetos.

         Na COMARA, especificamente no setor de engenharia, os projetos em 3D são confeccionados utilizando softwares como: Revit, Civil 3D e 3D Max.

          Para o segundo-sargento Marcos Roberto Farias, Especialista em Desenho, que participou do evento "O BIM vai além da modelagem. É um conjunto de programas que usam o conceito de modelagem, informação e construção", define o militar da COMARA.

         A plataforma BIM desenvolvida proporcionará "interatividade na elaboração de modelos de arquitetura e engenharia nas disciplinas de estrutura, climatização e elétrica, facilitando tanto a detecção de interferências, redução de tempo de execução dos projetos, quanto à extração de quantitativos para a produção orçamentária e documental. Ações que diminuirão a necessidade de aditivos financeiros", destacou o comariano, segundo-tenente arquiteto, Jorge Bastos Gaby Filho.

         Caberá ao Comando da Aeronáutica, com o auxílio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, dar início à disseminação da plataforma BIM aos braços técnicos da Aeronáutica, através de cursos EAD e com a padronização de templates comuns para que a Força trabalhe em sintonia a partir do segundo semestre do ano corrente.

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven / 1° Sgt Jean

FOTO: CISCEA

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página