Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA visita o 8º Batalhão de Engenharia de Construção
Início do conteúdo da página

     Uma comitiva da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), durante a visita de Inspeção Mensal aos Canteiros de Obras, no dia 3 de maio, visitou o 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), Batalhão Rondon, em Santarém (PA), com o intuito de estreitar a parceria para a retomada da exploração das pedreiras de Iauaretê e Moura e fortalecer a relação de cooperação entre as Instituições.

     No ensejo, o vice-presidente da COMARA, coronel aviador Steven Meier, informou-se sobre as capacidades logísticas de trabalho da organização militar, assim como seu know how na execução de obras, através do seu comandante, coronel Marcello Linhares.

     O Batalhão Rondon, atualmente, está desenvolvendo a Operação Xingu, cujo eixo de progresso abrange o asfaltamento de 65 km da rodovia BR-163, que liga Cuiabá (MT), a Santarém (PA), no trecho entre as cidades de Moraes de Almeida e Novo Progresso, na região sudoeste do Pará.

     O estreitamento das ações entre a COMARA e o 8º BEC originam-se da necessidade de aperfeiçoamento dos seus próprios métodos (benchmarking) de extração e mineração de brita, por parte da COMARA, para a retomada das atividades nas pedreiras de Moura e Iauaretê, haja vista que o Batalhão Rondon executa a extração de rocha granítica de pedreiras e possui a expertise necessária para o cumprimento da missão.

     De acordo com o capitão engenheiro Maia, chefe da Divisão de Logística da COMARA, "a ideia de conseguir apoio nas Atas de Registro de Preços trará celeridade à COMARA na retomada à obtenção dos recursos naturais das pedreiras de Moura e Iauaretê, em virtude de o 8º BEC possuir ata de aquisição de explosivos, em andamento. Será uma excelente opção a seguir, diminuindo sobremaneira os entraves burocráticos ", enfatizou o militar.

     Na atual conjuntura, a COMARA busca implementar e ajustar tratativas conjuntas com o 8º BEC para empregar a mão de obra qualificada do Exército nas pedreiras de Iauaretê e Moura. Essas ações, juntamente com a aquisição de explosivos, fornecerão maior eficácia no desenvolvimento das obras propostas.

     A COMARA, há pouco tempo, capacitou dois militares com o curso de Blaster no 8º BEC e trouxe uma Engenheira de Minas do Exército Brasileiro para análise in loco e planejamento de extração das rochas. Tais condutas evidenciam a preocupação e a responsabilidade de trabalhar em equilíbrio com o meio ambiente e aplicar técnicas normatizadas na exploração dos recursos naturais por parte da Unidade.

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven / 1° Sgt Jean

FOTO: Cb William Santos

Fim do conteúdo da página