Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CENSIPAM ministra palestra para o efetivo da COMARA
Início do conteúdo da página

      Criado em 17 de abril de 2002, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM tem o objetivo de promover a proteção e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

     A célula embrionária do Sistema data de 1990, quando o governo federal idealizou o Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável, proteção ambiental e repressão aos ilícitos na Amazônia.

     O apogeu de funcionamento do Órgão deu-se em julho de 2002, com a criação do Centro Regional de Manaus que não demoraria a ser expandido em 2003 e 2004, respectivamente, com a criação dos Centros de Porto Velho e Belém, culminando em 2006 com a inauguração da Coordenação Geral, em Brasília.

     Em 2011, o CENSIPAM passou a ser subordinado ao Ministério da Defesa e vem desenvolvendo diversas plataformas digitais, dentre elas destacamos a SIPAMHidro, Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico, cuja plataforma fornece monitoramento e previsão para a Grande Bacia Amazônica, no período de cheias e de estiagem da região, monitora tempestades e descargas elétricas.

     A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), que há décadas desliza com seus empurradores e balsas pelos rincões amazônicos, reconhece as dificuldades de navegabilidade impostas pelos períodos de cheia e de vazante do rio Amazonas, assim como a variação da velocidade da corrente nos vários níveis atingidos pelo rio, a ocorrência de remansos e redemoinhos perigosos à navegação.

     Com o propósito de desenvolver novas alternativas e métodos à segurança da navegação de suas embarcações, a COMARA convidou o CENSIPAM, no dia 17 de maio, no auditório da Unidade para palestrar a respeito do Sistema criado pelo Órgão – o SIPAMHidro.

     Com o propósito de desenvolver novas alternativas e métodos à segurança da navegação de suas embarcações, a COMARA convidou o CENSIPAM, no dia 17 de maio, no auditório da Unidade para palestrar a respeito do Sistema criado pelo Órgão – o SIPAMHidro.

     "O monitoramento e as análises de modelo de comportamento dos rios, permitem a realização de uma previsão de 4 a 6 meses de como incidirão as chuvas em determinado local, para um planejamento seguro a longo prazo para a navegabilidade na região", descreveu o senhor Flavio Altieri.

     Nesse cenário, o vice-presidente da COMARA, coronel aviador Steven Meier, vislumbrando ações de vanguarda para o transporte mais seguro de pessoas, insumos e maquinário, interpelou ao palestrante sobre a possibilidade de embarcar tecnologia nos empurradores da Organização com a utilização de ecobatímetro (dispositivo utilizado para determinar a profundidade do leito do rio) que, acoplado à embarcação, monitoraria a profundidade nos trechos da viagem, proporcionando um mapeamento em tempo real das coordenadas mais seguras a percorrer com seus empurradores.

     Para a Instituição, as práticas desenvolvidas pelo CENSIPAM em prol do desenvolvimento e aperfeiçoamento da navegação na região, no que tange o Sistema SIPAMHidro, corroboram que ambos os Órgãos, COMARA e CENSIPAM enxergam para o futuro da navegação amazônica a empregabilidade de ferramentas tecnológicas para assessorar e auxiliar na superação dos desafios impostos pela região no que concerne ao transporte logístico.

     Ao término da palestra, o Chefe da Divisão de Logística da COMARA, capitão engenheiro Luis Henrique Gonçalves Maia e Silva agradeceu e entregou ao palestrante um certificado como forma de reconhecimento pelos conhecimentos compartilhados.

 

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven / 1° Sgt Jean

FOTO: 1° Sgt Jean / Censipam

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página