Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA visita a Empresa Britamazon
Início do conteúdo da página

     Por ocasião da Visita de Inspeção Mensal aos Canteiros de Obras (VIMCO), no dia 6 de abril de 2019, o Vice-Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), coronel aviador Steven Meier e militares da Organização visitaram a Empresa Britamazon com o propósito de avaliar os processos, sua produção em larga escala e absorção das técnicas na área de mineração.

     A Britamazon é uma empresa do ramo de mineração que atua no mercado de Manaus e região Norte desde 2005. Situada à margem direita do rio Negro, no distrito de Moura, município de Barcelos (AM), localizada a cerca de 40 minutos de voadeira do Destacamento de Moura – DACO-OW, sobressaiu-se no mercado atuando na extração, industrialização e comercialização de agregados para a indústria da construção civil.

     Segundo seu administrador, o gerente técnico, Sr. Assis Cunha, “a empresa Britamazon vende brita de diversas granulometrias para várias cidades do Brasil e possui uma capacidade atual de produção de 150.000 m³ de brita por ano”, afirmou.

     A empresa executa uma média de uma detonação por mês, utilizando 9.000 kg de explosivos, gerando mensalmente em torno de 12.000 m³ de pedra detonada.

     No momento em que ocorre a explosão, cria-se uma área de segurança de 800 metros, restringindo a presença de pessoas ou máquinas. Esta distância também deve respeitar edificações. É obrigatória a filmagem no ato da explosão, juntamente, com o encaminhamento de um relatório ao Exército, de forma que salvaguarde as informações.

     Indubitavelmente, a visita à empresa Britamazon foi de grande valia à COMARA através de um processo de benchmarking que possibilitará à COMARA atingir um patamar superior, para, assim, retomar a exploração da pedreira, incorporando as melhores práticas já consolidadas no mercado.

 

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven / 1° Sgt Jean

FOTO: Cb William Santos

 

 

 

Fim do conteúdo da página