Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Comarianos concluem o Curso de Blaster
Início do conteúdo da página

 

     Entre os dias 8 e 12 de abril, ocorreu no 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), Batalhão Rondon, localizado em Santarém (PA), o curso destinado à formação de Blaster aplicado no âmbito militar.

     O Encarregado de Fogo denominado "Blaster" é o elemento responsável por organizar e conectar a distribuição e disposição dos explosivos e acessórios empregados no desmonte de rochas.

     O curso teve como objetivo a capacitação de profissionais para atuarem em atividades de mineração e desmonte para o transporte, armazenagem e manuseio de explosivos, visando a atender técnicas de trabalho, segurança e habilitação em aspectos da legislação em vigor.

     O documento balizador das atividades é o Decreto 3.665, de 20 de novembro de 2000, da Presidência da República, que aprova o Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105), o qual tem por finalidade: “estabelecer as normas necessárias para a correta fiscalização das atividades exercidas por pessoas físicas e jurídicas, que envolvam produtos controlados pelo Exército”.

     A liberação da carteira de Blaster somente é efetivada pela Secretaria de Segurança Pública e todo o Encarregado de Fogo deverá realizar o Curso de Reciclagem a cada dois anos.

     Dentro desse contexto, a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), em parceria com o 8º BEC, enviou dois militares da Organização, respectivamente, os terceiros-sargentos Rosildo Moraes Torres Filho e Cleison Lima Costa para que realizassem o Curso de Blaster, objetivando adquirir conhecimentos teóricos e práticos a respeito de explosivos, acessórios de detonação, Plano de Fogo e Segurança para aplicabilidade futura nas áreas de mineração da COMARA.
     Os conhecimentos aplicados durante o curso foram transmitidos sob a batuta do Cap R/1 Alcir Goulart Seixas, do Exército Brasileiro, cujas aulas teóricas e práticas se desenvolveram através de jornadas de trabalho de 8h diárias, totalizando 40h na semana.
Há três categorias que habilitam a atuação de um Blaster na execução de atividades de carregamento e detonação de explosivos. São elas: em áreas urbanas; em subsolo e a céu aberto em pedreiras e minerações, sem existência de habitações e / ou concentração humana.
     Para os comarianos no curso, em especial, o terceiro- sargento Cleison: “nunca havia presenciado trabalhos dessa complexidade e magnitude. Manusear explosivos requer um alto grau de conhecimento e principalmente atenção e respeito às normas de segurança previstas à aplicabilidade do material", frisou o militar.

     A fase de execução foi realizada em uma pedreira localizada a cerca de 1200 km de Santarém, no município de Moraes de Almeida (PA), no Batalhão Xingu, do Exército Brasileiro. As atividades consistiram na realização de circuitos de malhas para efetuar as implosões, de forma que o explosivo utilizado foi o trinitrotolueno (TNT), acondicionado em furos de 15 metros de profundidade por 2,4 polegadas de diâmetro no solo.

     No curso, especificamente, foi enfatizado e demonstrado a utilização a céu aberto em pedreiras e minerações a execução de atividades de carregamento e detonação de explosivos. Para a COMARA que, a partir da presente data, passa a ter um quadro composto por 9 elementos Encarregados de Fogo, a próxima meta será a aquisição de explosivos para emprego na pedreira de Moura, distrito de Barcelos (AM).

     Desse modo, a COMARA demonstra proficiência e planejamento nas ações futuras, a partir do momento em que se preocupa em capacitar, ampliar e qualificar o número de militares nas mais distintas missões que realiza, não perdendo o foco e a essência genuinamente amazônica de ser, contribuindo sobremaneira para o cumprimento das missões do Comando da Aeronáutica.

 

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven / 1° Sgt Jean

FOTO: 3° Sgt Cleison

 

Fim do conteúdo da página