Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA visita o 6º Batalhão de Engenharia de Construção
Início do conteúdo da página

     Durante a Visita de Inspeção Mensal aos Canteiros de Obra, no dia 03 de abril, uma comitiva da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica - COMARA visitou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC) em Boa Vista (RR), com o propósito de alinhar ações mútuas para o planejamento e execução de obras de engenharia em Estirão do Equador (AM).

     Na oportunidade, o vice-presidente da COMARA, coronel aviador Steven Meier pôde conhecer de maneira geral a força de trabalho da organização militar, bem como as expertises do 6º BEC, por intermédio, do seu comandante, tenente-coronel de engenharia Vandir Pereira Soares Junior.

     A cooperação e ligação entre as organizações descendem de meados do ano passado, em que a COMARA realizou empréstimos de maquinários ao 6º BEC, em Estirão do Equador, que de forma zelosa efetuava a manutenção dos equipamentos.

     A parceria terá por metas, construções distintas: por parte do Exército,  desenvolverá obras de pavimentação para a implantação de aproximadamente  7 km de pista, em concreto, entre o 4º Pelotão Especial de Fronteira do Exército e o aeródromo de Estirão do Equador, enquanto que pela Aeronáutica, ocorrerá a conclusão do pátio de estacionamento, a construção de uma taxiway e a ampliação de 300 metros da pista de Estirão do Equador, em concreto, com 23 centímetros de espessura.

     Para o alinhamento das ações, está sendo confeccionado um Ato Administrativo Conjunto, que terá por finalidade o delineamento dos procedimentos nas execuções das ações conjuntas, assim como estabelecer o compartilhamento das máquinas e insumos que serão interligados pelo 6º BEC e pela COMARA.

     O início das obras está previsto para junho deste ano, para isso as jornadas de trabalho consistirão em 12h diárias, de segunda a sábado, perfazendo um total de 20 semanas, aproximadamente, para a ultimação dos trabalhos. A sinergia das atividades das Instituições coexistirá de forma que, através do documento celebrado entre ambos, será projetada a divisão do banco de horas entre Exército e Aeronáutica, da mesma forma que a partilha de turno diário.

     Estima-se um quantitativo de mão de obra pela COMARA de 85 pessoas, no ápice dos trabalhos, que seriam alojados no Destacamento de Estirão do Equador, próprio da Unidade, enquanto que o 6º BEC aplicará um contingente de aproximadamente 40 pessoas, acomodadas em barracas de campanha perfiladas na localidade.

     "A logística acompanha o ritmo da natureza. Os meses de chuva compreendidos entre março a maio (o inverno na região), quando os rios se tornam mais navegáveis, são ideais para realizar o transporte. Quando cessam as águas, em meados de julho a setembro, diminuem as condições de navegação, mas é o melhor tempo para tocar as obras", descreve o primeiro-tenente engenheiro Paulo Rogério Silva Junior, gerente do Destacamento de Estirão do Equador.

     É importante ressaltar, que nesse processo de construção a ação conjunta otimizará o máximo que for comum, a ambas as Organizações, na utilização de equipamentos e insumos, agregando economia e eficácia na administração dos meios, cujos esforços impulsionarão o desenvolvimento, o fortalecimento em nossas fronteiras e o progresso para a localidade.

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven / 1° Sgt Jean

FOTO: Cb William santos

 

 

Fim do conteúdo da página