Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Visita ao 4º Pelotão de Fronteira Surucucu em Roraima
Início do conteúdo da página

     No dia 03 de abril do ano corrente, a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica visitou o 4º Pelotão Especial de Fronteira (Surucucu) pertencente ao Comando de Fronteira Roraima/ 7º Batalhão de Infantaria de Selva e o aeródromo de Surucucu.

     A visita teve como objetivos levantar dados para a instalação de um novo equipamento para o auxílio à aproximação de aeronaves, chamado Abreviated Precision Approach Path Indicator (APAPI), em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e desenvolver uma solução para ampliação da pista de Surucucu, na cidade de Alto Alegre, em Roraima.

     O aeródromo de Surucucu possui 1080 metros de comprimento por 28 metros de largura. Seu revestimento é um tratamento superficial simples, sendo que a declividade longitudinal da pista excede os limites permitidos por norma, onde o desnível entre as duas cabeceiras (12/30) é de, aproximadamente, 37 metros e nenhuma das cabeceiras possui área de escape.

     Uma das soluções de engenharia que está sendo projetada seria o prolongamento do comprimento da pista em 400 metros, diminuindo assim a curta extensão da pista que constitui um problema sério de segurança à operação.

     A solução provisória para garantir maior segurança às operações aéreas consiste na instalação do APAPI, que é um sistema de aproximação no qual quatro caixas de luzes indicam a localização da rampa de aproximação para o piloto da aeronave de acordo com o posicionamento da iluminação. Com o APAPI, as aeronaves poderão pousar com mais facilidade e segurança.

      Essas soluções e aplicações terão extrema relevância para a comunidade de Surucucu, em virtude do acesso à localidade somente ser viável por meio aéreo, fato este que dificulta enormemente a mobilização de equipamentos e insumos para a execução de quaisquer melhorias nas condições operacionais da pista. Esta, por sua vez, dá assistência não somente às populações indígenas que vivem no local, mas também permite o apoio logístico ao 4º Pelotão Especial de Fronteira do Exército, a um posto da FUNAI, além de possibilitar a manutenção de equipamentos do SIVAM.

 

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven / 1° Sgt Jean

FOTO: Cb William Santos

 

Fim do conteúdo da página