Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Análise do Índice de Condição de Pavimento do aeródromo de Caracaraí
Início do conteúdo da página

     Uma comitiva da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA, durante a Visita de Inspeção Mensal aos Canteiros de Obras, no dia 02 de abril, visitou o aeródromo de Caracaraí, em Boa Vista (RR), administrado pela Ala 7 no qual possui localização e caráter estratégico dentro da Amazônia Ocidental.

     A visita teve por objetivo avaliar as indicações dos desempenhos do pavimento da pista, através do Índice de Condição de Pavimento (PCI) e a inserção de dados no Sistema Gerenciador de Aeródromos Militares (SISGERAM) que facilitará no monitoramento e na tomada de decisões pelo Alto Comando, no que tange o tocante às obras primordiais.

     A pista possui 2500 metros de comprimento por 45 metros de largura, seu revestimento é asfáltico. Construída no ano de 2003, a vida útil do asfalto encontra-se em boas condições, a análise do Índice de Condição de Pavimento (PCI), no acostamento do pátio, no táxi e na pista estão acima de 70, que por sinal é um bom indicativo, em consequência da vida útil do material estar estimada em 20 anos.

     O PCI é um parâmetro obtido através de inspeção visual que pode ser aplicado a pavimentos rígidos e flexíveis e, a partir dele, pode-se estimar custos de manutenção, fazer previsões sobre o estado futuro do pavimento. Ele é uma nota, baseado em critérios técnicos, atribuída para caracterizar o estado de conservação da superfície do pavimento, que varia de 0 (péssimo) a 100 (excelente).

      Segundo o primeiro-tenente engenheiro José Maurício da Cunha Neto, "as ações geradas pelo PCI possibilitam uma análise técnica do pavimento a baixo custo, criando um cronograma de intervenção nas obras dos aeródromos, através das informações compartilhadas com o Comando da Aeronáutica (COMAER) que estarão sendo veiculadas por intermédio do SISGERAM", afirmou o militar.

 

     Cabe ressaltar que o SISGERAM não é um Sistema de Gerência de Pavimentos completo. O programa resume-se a um subsistema preliminar que contém o banco de dados com as informações necessárias aos processos de homologação e gerência de pavimentos aeroportuários no âmbito do Comando da Aeronáutica.

     Dessa forma, o acompanhamento do PCI de maneira planejada dará a possibilidade de um prolongamento maior de vida para o pavimento, assim como a inserção de informações no SISGERAM proporcionará às autoridades um melhor assessoramento quanto à utilização e emprego de meios necessários à realização de manutenção, a fim de permitir o uso mais racional dos meios existentes, contribuindo para um elevado índice de operacionalidade para o Comando da Aeronáutica.

 

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven / 1° Sgt jean

FOTO: Cb William Santos

Fim do conteúdo da página