Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > COMARA recebe a Ordem do Mérito Judiciário Militar
Início do conteúdo da página

     Na manhã desta quinta-feira (28), a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) teve seu estandarte agraciado com a insígnia da Ordem do Mérito Judiciário Militar em solenidade comemorativa do ducentésimo décimo primeiro aniversário da Justiça Militar da União.

     Derivada do latim condecorare, a palavra condecoração significa conferir honra, agraciar, condecorar. Em um conceito amplo, a condecoração simboliza distinção honorífica, representada por uma insígnia, e distribuída pelos chefes de governo e instituições para agraciar pessoas físicas e jurídicas, pelo desempenho no processo de engrandecimento de uma nação ou estreitamento das relações entre os povos.

      Das antigas Ordens Militares de Cavalaria resultaram em todos os países ou nela se inspiraram as atuais ordens honoríficas, moeda de honra com que os respectivos governos recompensam e estimulam o mérito dos diversos setores de atividade.

    A Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM) foi instituída pelo Superior Tribunal Militar, em Sessão realizada no dia 12 de junho de 1957 e criada pelo Decreto-lei nº 43.195, de 20 de fevereiro de 1958. Destina-se a agraciar integrantes da Justiça Militar da União (JMU), instituições e personalidades civis e militares, brasileiras e estrangeiras, que tenham se destacado no desempenho de suas atribuições ou demonstrando excepcional apreço à JMU, tornando-se merecedores dessa homenagem nos graus grã-cruz, alta distinção, distinção e bons serviços prestados.

      A solenidade ocorreu no Clube do Exército (sede do Lago Sul), em Brasília. Iniciou-se com a execução do Hino Nacional, o que foi seguido pelas palavras do presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Marcus Vinicius Oliveira dos Santos.

      Entre as autoridades agraciadas que receberam a condecoração estavam nominados: o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o vice-presidente da República Antônio Hamilton Martins Mourão, o presidente do Senado Federal, David Alcolumbre, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, os comandantes das Forças Armadas, parlamentares e governadores.

    Coube ao primeiro-tenente engenheiro Lucas Toledo Teixeira Câmara conduzir o Estandarte da COMARA no ato de homenagem à Instituição, que descreveu de forma sublime o momento “uma glorificação da sociedade ao esforço de homens e mulheres que se dedicam ao cumprimento da missão da COMARA”. Ao lado do estandarte da Instituição o coronel aviador Steven Meier, vice-presidente da COMARA, recebeu os cumprimentos do presidente do tribunal e destacou a importância da honraria para a Unidade. “A COMARA sente-se muito honrada ao receber essa distinção e orgulhosa por contribuir, há mais de sessenta anos, com a integração do território nacional”.


A homenagem ocorreu em reconhecimento ao profícuo trabalho desenvolvido ao longo de 62 anos de existência da Instituição. Esse mais de meio século de atividades contribuiu para que linhas de fronteiras deixassem de ser apenas riscos nos mapas, consolidou limites até há pouco somente palmilhados pelos demarcadores, acrescentou à geografia nacional nomes de localidades antes desconhecidas, favoreceu a fixação do homem em terras longínquas, com a garantia permanente com os grandes centros, por via aérea, com o mínimo de infraestrutura para a segurança de voo, promovendo assim, o bem estar social, desenvolvimento e integração da Amazônia ao restante do país.

 

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven / 1° Sgt Jean

FOTO: 1° Sgt Jean

Fim do conteúdo da página