Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Engenharia entrega projeto de infraestrutura do aeroporto de Coari-AM
Início do conteúdo da página

      No último dia 19 de março, a Divisão de Engenharia da COMARA concluiu o projeto de infraestrutura do aeroporto de Coari-AM. Esse projeto, que faz parte do TED nº 2/2017, firmado entre o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Infraestrutura, contempla a reciclagem dos pavimentos atuais do aeroporto, execução de revestimento em placas de concreto e execução do sistema de drenagem.
As mudanças no aeroporto de Coari propostas no projeto visam ao aumento da categoria do aeroporto, permitindo assim a operação do Airbus A319, operado por diversas companhias aéreas no Brasil.

    A conclusão desse projeto representa um passo em direção ao consistente desenvolvimento da cidade de Coari, visto que a reforma e ampliação do aeroporto permitirá um maior fluxo de passageiros no município, já que o acesso à localidade é feito apenas pelos modais aéreo e fluvial. O aumento desse fluxo de pessoas no município é provocado, principalmente, pela presença da plataforma da Petrobrás em Urucu, no município de Coari, onde se extrai petróleo e gás, gerando centenas de empregos na região, bem como garantindo a expansão do município através dos royalties.

     Dentre as inovações da Divisão de Engenharia que foram utilizadas neste projeto, ressalta-se o uso de contêineres para a montagem do canteiro de obra, a renovação e adequação do cálculo do Benefício e Despesas Indiretas da COMARA, o cálculo da depreciação dos equipamentos, que permitirá angariar recursos para renovar a frota da COMARA, e a drenagem subsuperficial utilizando geocomposto.

 

 

 

 

TEXTO: Cel Av Steven

FOTO: COMARA

 

 

Fim do conteúdo da página