Há mais de 30 anos a Petrobras extrai gás natural e o petróleo de melhor qualidade do Brasil em plena selva amazônica. Nessa luta constante pelo alcance da tão sonhada autossuficiência energética depara-se com desafios logísticos e climáticos igualmente enfrentados pelos comarianos.
A reconhecida competência técnica e os rigorosos padrões de qualidade dessa instituição fizeram com que a COMARA buscasse uma aproximação, elegendo a Província Petrolífera de Urucu para servir de inspiração e benchmarking a esta singular Organização Militar.
Nesse sentido, conseguiu-se agendar uma visita a Urucu (AM) durante a 2ª Visita de Inspeção Mensal da COMARA (VIMCO) de 2019, entre os dias 20 e 21 de fevereiro.
A comitiva da COMARA foi recebida e acompanhada durante toda a programação pelo próprio Gerente Geral de Urucu, Engenheiro Gustavo Veras (ex-comariano), bem como pelo Gerente Logístico, Sr. Hilter, Gerente de Obras, Sr. Rodrigo, e Assessoria de Comunicação Social, composta pelo Sr. Alysson Assunção e Sra. Mirna.
O C-97 do 7º ETA pousou em Urucu ao final da tarde do dia 20 de fevereiro, coincidindo com o encerramento de mais uma jornada de trabalho em Urucu. Para a comitiva da COMARA, entretanto, as atividades estavam apenas começando.
Recebido o briefing com os procedimentos de segurança e regras de comportamento, e devidamente alojados em quartos individuais ou, no máximo, duplos, participamos do jantar juntamente com os cerca de 1.100 funcionários, sejam eles de carreira ou terceirizados, que trabalham diariamente em Urucu.
Após o jantar, nada de descanso. Uma sessão de palestras das 20h às 22:30h nos fizeram conhecer um pouco melhor as atividades ali desempenhadas e ver a grande relação com o dia-a-dia da COMARA. Além de uma palestra institucional, foram ministradas apresentações específicas das áreas de engenharia, com foco em abertura de estradas e pavimentação, e logística, enfatizando o modal aquaviário e a utilização de balsas.
A manhã do dia 21 de fevereiro foi reservada para a visita às instalações, compreendendo: trechos de estradas com emprego de diferentes soluções de engenharia, usina e laboratório de solos, poços de exploração de gás e petróleo, porto fluvial, bem como as áreas de manejo ambiental, onde são produzidas milhares de mudas de 70 espécies nativas da região, além de um orquidário e bromeliário, onde são mantidas e tratadas as espécies previamente removidas das áreas a serem exploradas, para que possam, em seguida, ser cuidadosamente reintroduzidas na natureza.
O aprendizado foi grande e os desafios para a implantação desses ensinamentos serão enormes.
Fica aqui registrado o agradecimento da COMARA à Petrobras. Compartilhamos valores semelhantes. Também queremos ser grandes. Vencendo o desafio amazônico!
TEXTO: Cel Av Steven
FOTO: Cb William Santos
Redes Sociais