Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

A presença da FAB na região deu-se a partir de 14 de julho de 1935, com a linha Fortaleza-Teresina do Correio Aéreo Militar que foi prolongada até Belém.

Em 30 de julho de 1936 foi ativado o Núcleo do 7° Regimento de Aviação comandado pelo Cap Ruy Presser Bello.

O Decreto-Lei 3762/41 dividiu o país em cinco Zonas Aéreas, sendo que o poder de competência e controle da Primeira Zona Aérea abrangeu os Estados do Amazonas, Pará, Maranhão e os Territórios do Acre, Amapá e Guaporé.

Aos vinte e cinco dias do mês de outubro de 1941 foi criada a 1ª Zona Aérea, e o Fairchild F-24 foi a primeira aeronave em operação na imensa Hiléia.

Por força do Decreto nº 73151, de 12 de novembro de 1973, foi criado o Primeiro Comando Aéreo Regional, que manteve a mesma jurisdição territorial da 1º Zona Aérea.

Em 1983 com a criação do VII COMAR, o I COMAR passou a ter a Jurisdição sobre os estados do Pará, Amapá e Maranhão.

A presença da FAB na região amazônica é sinônimo de integração, progresso e desenvolvimento, sendo o avião o vetor ideal que reduziu as distâncias e aproximou brasileiros anônimos, integrando-os para a consecução de um objetivo comum: a manutenção da soberania nacional.

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.