Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações
Início do conteúdo da página

 

No dia 15 de março, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, a Câmara Técnica de Geriatria do CFM promoveu o Fórum Virtual de Geriatria. O tema selecionado para esta edição foi a população muito idosa brasileira, com o mote "Trinta e oito mil centenários no Brasil: desafios e propostas para os cuidados dos longevos". Quase 200 inscritos acompanharam, ao vivo, as discussões transmitidas online, que se estenderam ao longo de todo o dia e contaram com a presença de palestrantes envolvidos com assistência e pesquisa na área do envelhecimento. A abertura ficou a cargo de Ana Amélia Camarano, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que apresentou um panorama demográfico atual dos centenários brasileiros, com destaque para sua concentração na região Sul do país. As palestras seguintes enfocaram o uso de medicamentos inapropriados, a transição dos cuidados e o cuidado de valor, que se baseia na pergunta: "O que mais importa para você?"O Maj Med Daniel, geriatra do Centro Gerontológico de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes, atua como membro da Câmara Técnica de Geriatria do CFM desde 2019. No evento, participou como moderador de mesa redonda sobre fragilidade, que discutiu estratégias de identificação e intervenção em pessoas idosas frágeis no âmbito da Atenção Primária à Saúde. "A fragilidade é uma condição que define a 'razão de ser' da especialidade do geriatra. Ela demanda um olhar que vai para além da biomedicina e agrega outras disciplinas, como a gerontologia e a antropologia", concluiu o médico, ao final de sua intervenção.

As fotos destacam os integrantes da Câmara Técnica e demais palestrantes, além da participação sempre bem-vinda e agregadora do Dr. José Elias Pinheiro, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2016-2018), que atuou por 15 anos como preceptor da residência médica em Geriatria do CGABEG, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele presidiu a primeira mesa do Fórum e prometeu retornar ao Centro para a comemoração dos 40 anos da unidade, no segundo semestre.

 

 

 

O Centro Gerontológico de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes, promoveu um evento no Dia da Mulher. A abertura se deu no auditório presidida pela Diretora Coronel QOMED Pediatra Kátia Portella Santos Cipriani, acompanhada da Capitão Intendente Thaiane Benetti Carvalho de Oliveira Vieira, em que  dados históricos do avanço das mulheres tanto na sociedade, quanto na Força Aérea Brasileira foram apresentados ao efetivo, residentes e cuidadoras. Recebemos o apoio de profissionais que atuaram no CGABEG nas oficinas disponibilizadas durante toda a manhã:

Dança Sênior - Professora e Assistente Social Enilda;

Yoga - SO SEF Marta;

Ritmos - Professora Genilda;

Aula de Zumba - Professor e coreógrafo Adalberto Martins;

Auriculoterapia - SO SEF Lucilene;

Shiatsu - SO SEF Banai;

Massagem relaxante - 2T QOCON Fisioterapeuta Bravin e

SPA dos pés - Micheline.

O evento promovido pelas seções de Comunicação Social, nas pessoas da 2T QOCON Dentista Mayara Vaz, 2T QOCON Psicóloga J. Penna e Civil Shirley Adelaide em parceria com a SISE, Aspirante QOCON Saporito, SO SEF Lucilene e Civis Márcia dos Anjos e Sandra Carolino.

O Centro Gerontológico parabeniza todo efetivo feminino pelo seu dia, ressaltando a sua importância, dedicação, esmero e valor para o país e a Força Aérea.

 

 

Fechando a semana de comemorações alusivas ao 39° Aniversário do Centro Gerontológico de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), foi realizado o Simpósio Multidisciplinar, no dia 10 de Novembro de 2023, no auditório desta Organização Militar. Nesta oportunidade, profissionais de saúde de diversas especialidades discutiram as perspectivas futuras da Pesquisa em Geriatria e Gerontologia no âmbito da FAB, permeando observações acerca de polifarmácia, utilização de inteligência artificial aplicada a jogos na terapêutica das demências e funcionamento cognitivo e socioemocional no contexto do estado da arte. Ainda, o encontro contou com a participação de profissionais do programa de Residência Médica em Geriatria do CGABEG, militares da Marinha do Brasil e pesquisadores do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB). De modo relevante, o evento possibilitou a expansão da percepção das fronteiras acadêmicas como ferramentas de validação científica aplicadas ao cuidado de excelência no envelhecimento e direcionamento de condutas de acolhimento socioassistenciais.

No dia 09 de março o CGABEG realizou atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.  O evento “Espaço Mulher” contou com a participação de atividades recreativas/ terapêuticas compostas por roda de música, massoterapia, auriculoterapia, circuito de fisioterapia, aulão de dança de salão e espaço beleza. As Residentes puderam desfrutar de momento de bem estar e de valorização da autoestima.

No dia 29 de fevereiro de 2024, foi instituída a política de controle ao tabagismo no Centro Gerontológico de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), intitulada CGABEG SEM FUMO. A política antitabagismo no CGABEG visa a preservação da saúde das pessoas, bem como a segurança da unidade.

Por meio da NPA nº 107/2024 - Norma Padrão de Ação da Política Antitabagismo, fica definido como público-alvo: residentes, familiares, cuidadores, visitantes, efetivo (militar e civil) e prestadores de serviço. Torna-se proibido qualquer tipo de fumo (cigarro, cigarro eletrônico, cachimbo, charuto, entre outros) nos ambientes internos do CGABEG. O tabagismo é permitido somente nas áreas externas (jardins, entorno da piscina, Praças do Encontro e da Alegria).

Para o evento, foram convidados todo o efetivo, idosos e cuidadores. A manhã começou com uma caminhada, partindo do Mirante do CGABEG. A Coronel QOMED Katia, Comandante da unidade, o Major QOMED Daniel, Chefe da Divisão Técnica, Capitão QOIMP Thaiane Benetti, chefe de controle interno, estiveram presentes.  

Como ato simbólico, ao final da caminhada, foi exposto um banner na recepção do CGABEG, formulado pelo Grupo de Trabalho Antitabagismo constituído pelo Major QOMED Daniel, 1° QOCon SSO Ten. Renata Guimarães, 2° Ten. QOCon PSL J. Penna, Asp. QOCon ENF Verônica Viana, Asp. QOCon TO Saporito, Asp. QOCon FARM Romanelli e 1S QSS SEF Queila.

Em seguida, a Asp. QOCon ENF Verônica Viana proferiu a palestra no centro de estudos do CGABEG sobre fumo, seus riscos relacionados a saúde e segurança, assim como o papel do cidadão no combate ao tabagismo. A aspirante apresentou os três eixos de ação da política (educacional, apoio e organizacional) e delineou as atribuições específicas dos setores, por meio de ações multidisciplinares, para implementação da política na instituição. Durante a solenidade, também foram elucidados os impactos financeiros e ambientais, os perigos do tabagismo passivo e as orientações ao tratamento do efetivo e das cuidadoras.

“O Fumante tem liberdade de FUMAR QUANDO QUISER, porém NÃO ONDE QUISER” foi a frase eleita destinada às novas orientações na unidade. Ao final do evento, a diretora reforçou que o controle do tabagismo no CGABEG deve ser um compromisso de todos, com vistas à qualidade de vida, como uma ação de saúde pública.

 

                                                           Comunicação Social CGABEG

No dia 13 de Abril, a Unidade de Geriatria e Gerontologia (UGG) do CGABEG realizou seu primeiro teleatendimento. A Primeiro Tenente Médica Núbia atendeu o Brigadeiro Aviador Renilson Ribeiro Pereira, usuário já em seguimento por esta Unidade e que atualmente encontra-se no Maranhão. Através desta modalidade de atendimento será possível disponibilizar consultas com nossos especialistas a moradores de longas distâncias e propiciar mais conforto para aqueles com dificuldade de locomoção. A UGG do CGABEG segue na busca pelo acolhimento e atendimento de excelência aos usuários do serviço de saúde da FAB.

O CGABEG realizou no dia 07 de Novembro de 2022 a Cerimônia Militar alusiva aos 38 anos de existência e Inauguração do Centro Gerontológico de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes.

O evento contou com a presença do Senhor Diretor de Saúde da Aeronáutica Major Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, que presidiu a Cerimônia, da Tenente Coronel Médica Nathalie Hemmi Valente, Diretora do CGABEG, dos Oficiais Generais da Ativa e da Reserva e convidados.

Em seu discurso, o Diretor de Saúde da Aeronáutica ressaltou a importância da conquista da transformação de Casa Gerontológica para Centro Gerontológico como forma de promover acolhimento, saúde e bem-estar aos idosos residentes desta Organização de Saúde Especializada. Ao decorrer da Cerimônia Militar, os Destaques Funcionais, 3º Sargento SEF Katharine, S1 SGS Urbano e Civil Eduardo receberam homenagens pelos excelentes serviços prestados a esta organização.

Ao final da solenidade, foi descerrada pelo Diretor de Saúde da Aeronáutica a placa de inauguração do Centro Gerontológico de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes, pela Diretora do CGABEG e pelos Ex-Diretores do CGABEG, Brigadeiro Médica Carla, Cel Médico Saraviva, Cel Médico Verbicaro e Cel Médica Eliane. Em seguida o Coral do CGABEG abrilhantou o encerramento com uma tradicional apresentação.

 

Fim do conteúdo da página