UNIFA promove atividade em referência ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista
O mês de abril tem um significado especial para quem trava batalhas diárias em busca de diagnóstico, tratamento e, por que não dizer, aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mês da conscientização do Transtorno do Espectro Autista com o objetivo de sensibilizar as populações sobre o autismo e de trazer visibilidade sobre esse transtorno, de modo a envolver a sociedade e as comunidades no entendimento desse distúrbio, buscando despertar atitudes e comportamentos mais conscientes e inclusivos e menos preconceituosos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.
Assim, falar sobre o assunto e passar adiante informações e conhecimento são formas de conscientizar. Nesse contexto, a Universidade da Força Aérea intenciona dar visibilidade sobre essa condição que também impacta a comunidade da Família Aeronáutica.
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por manifestações comportamentais atípicas, deficit na comunicação e na interação social e por padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados que podem ser encontrados em três níveis: autismo leve, moderado e severo.
Não há evidências científicas de que exista uma causa única para o autismo, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais. O Transtorno do Espectro Autista também poderá estar acompanhado por deficiência cognitiva e comprometimento da linguagem. E não há cura para o autismo. Mas são fundamentais no seu tratamento as intervenções e o acompanhamento multidisciplinar. Portanto, o esforço, a colaboração e a interação entre os familiares com pacientes de autismo e os profissionais da área de saúde é essencial para minimizar os impactos e maximizar a qualidade de vida de todos os envolvidos.
Nesse contexto, a UNIFA promoverá no dia 29 de abril, a partir das 8 horas, na Alameda do Cadete Imortal, a Caminhada Azul. O evento, de natureza educativa, recreativa e de sociabilização é destinado aos efetivos das unidades sediadas na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos e a crianças com o Transtorno do Espectro Autista da Família Aeronáutica, destacando o mês de conscientização do Transtorno Autista.
A caminhada está organizada em circuitos de 800m e 2000m. O evento contará ainda com atividades de interação e dinâmicas participativas para as crianças com TEA e familiares, conduzidas por profissionais de saúde da Aeronáutica, utilizando oficinas sensoriais e recreativas.
Venha, participe. Contamos com a sua presença.