Veteranos, atenção!
Nos últimos anos, há relatos de militares que, ao se destinarem ao comércio especializado para aquisição de munições de armas de fogo, são surpreendidos com a informação de que foram realizadas compras de munições por terceiros, utilizando seus respectivos Certificados de Registro de Armas de Fogo (CRAF).
Ressalta-se que a prática de venda de munições utilizando o CRAF de terceiros é atividade criminosa, configurando venda ilegal de munição. Diante de eventual crime cometido com a munição fraudulentamente adquirida, a investigação forense buscará identificar o lote que a munição foi comprada e, consequentemente, o militar poderá se achar envolvido nesse contexto.
Diante do exposto, aconselha-se que, na hora da aquisição de munições, o Veterano solicite ao vendedor da loja autorizada o seu histórico de venda no SICOVEM e, acaso não reconheça alguma compra realizada com o seu Certificado de Registro de Arma de Fogo, comunique imediatamente a Base de Recepção de Veteranos (BREVET) e a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis ao caso concreto.