Perguntas Frequentes
INGRESSO E ALISTAMENTO
Alistamento e Serviço Militar Obrigatório
1. Posso me alistar na Força Aérea Brasileira quando completar 18 anos?
Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. O período de alistamento, segundo o Ministério da Defesa, inicia-se no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil do mês de abril. Quando o rapaz completa 18 anos, deve se alistar na Junta de Serviço Militar mais perto de sua casa. A opção pela Força Armada é feita durante a seleção, porém, não necessariamente implica no atendimento. Para mais informações, acesse o site do Exército Brasileiro: www.eb.mil.br.
2. Alistei-me para o serviço militar obrigatório e não sei se serei convocado. Se eu for dispensado do serviço militar, poderei tentar a carreira militar na Aeronáutica?
Caso seja dispensado, você poderá tentar a carreira militar na Aeronáutica prestando qualquer um dos exames de admissão da FAB, que são anuais. Acompanhe o lançamento dos editais e abertura das inscrições no para saber qual exame de admissão você pode prestar, idade e grau de escolaridade.
3. Presto serviço militar obrigatório em outra Força Armada (Exército Brasileiro/Marinha). Posso migrar para a Aeronáutica?
Não. Se você está prestando o serviço militar obrigatório no Exército ou na Marinha, não poderá migrar para a Aeronáutica.
Exame de Admissão e Instruções Específicas
1. Haverá exame de admissão este ano? Quando serão abertas as inscrições? Há algum processo seletivo em andamento? Qual curso a FAB me recomendaria?
Todos os exames de admissão da FAB são anuais. Acompanhe o lançamento dos editais e abertura das inscrições no site da FAB para saber qual exame de admissão você pode prestar, idade e grau de escolaridade.
2. Não estou encontrando os anexos do Edital. Onde posso consultá-los?
Os anexos constam no fim do próprio edital e podem ser acessados no www.fab.mil.br .
3. É necessário passar nos exames de admissão para Soldado-de-Primeira-Classe e depois para Cabo para fazer o exame de admissão para Sargento? Como Soldado-de-Segunda-Classe já posso fazer o exame de admissão?
O Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) modalidade B pode ser prestado por qualquer pessoa que tenha o nível técnico. Já o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) modalidade B requer nível médio completo, conforme respectivo edital. Todavia, também existe o EAGS e CFS modalidade A, exclusivos para cabos da ativa.
4. Posso fazer as provas do exame de admissão no meu Estado ou em locais mais próximos?
Nos editais dos exames de admissão da FAB constam as localidades onde o candidato pode realizar a prova escrita. Procure no item "Localidades para realização do exame de admissão". As etapas subsequentes (inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste físico) são realizadas na sede dos Comandos Aéreos Regionais, que são sete: Belém-PA (I COMAR), Recife-PE (II COMAR), Rio de Janeiro-RJ (III COMAR), São Paulo-SP (IV COMAR), Canoas-RS (V COMAR), Brasília-DF (VI COMAR) e Manaus-AM (VII COMAR).
5. Onde o aluno vai trabalhar quando concluir o curso de formação?
Os militares que concluem os cursos de formação são distribuídos por todo o território nacional nas organizações militares do Comando da Aeronáutica. A escolha das unidades é feita na Escola de acordo com a classificação no curso de formação.
6. Que dia vai ser a prova? Quando e onde encontro o seu resultado?
Você deve prestar atenção especial ao calendário de eventos, no anexo B ao edital. Lá constam todas as datas, tanto de realização das provas, quanto de publicação de resultados, bem como os sites onde os resultados serão divulgados.
7. Como faço para saber se na minha prova haverá redação?
Você deve consultar o edital do seu exame de admissão, item “Exame de Escolaridade”.
8. Onde posso conseguir as provas anteriores dos exames de admissão?
As provas anteriores são disponibilizadas no site da Escola organizadora do exame de admissão. Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) Telefone: (31) 4009-5000/5002 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Site: http://www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/admissao-e-selecao Endereço: Av. Santa Rosa, 10. Pampulha. Belo Horizonte - MG. 31270-750 Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) Telefone: (12) 2131-7584/7585 Site: https://concursos.eear.aer.mil.br/ Endereço: Av. Brig. Adhemar Lírio, s/n°. Pedregulho. Guaratinguetá - SP. 12510-020 Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) Telefone: (32) 3339-4050/3339-4051 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Site: http://concursos.epcar.aer.mil.br/ Endereço: Rua Santos-Dumont, 149. São José. Barbacena – MG. 36200-000 Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Telefone: (12) 3947-5932/3947-5813 Site: http://www.ita.br/ Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50. Vila das Acácias. São José dos Campos – SP. 12228-900
9. Há algum traje específico para fazer as provas dos exames de admissão da FAB?
Se você já é militar, deverá comparecer a todas as etapas com o uniforme correspondente, previsto no item “uniforme e traje” do edital. Se você é civil, deverá atentar que no decorrer das etapas realizadas dentro de organizações militares não poderá entrar trajando bermuda e chinelo. Durante a concentração intermediária, informe-se com os fiscais se os candidatos poderão levar bermudas para fazer o teste físico e se haverá local para trocar de roupa.
10. Onde posso ter informações sobre a prova do exame de admissão para o qual me inscrevi, como: local de prova, horário, quais matérias serão cobradas etc?
Todas as informações sobre o exame de admissão constam no Edital, que você encontra no www.fab.mil.br. O loca da prova é divulgado no mesmo site onde você se inscreveu para o exame de admissão.
Inspeção de Saúde
1. Quais são os requisitos específicos quanto à altura, peso, visão, audição, entre outros, para ingressar na FAB?
Como em qualquer Força Armada no mundo, existem critérios específicos para o ingresso na FAB, que são avaliados por meio da inspeção de saúde, do exame de aptidão psicológica e do teste de avaliação do condicionamento físico. Os requisitos para admissão podem ser conferidos na – Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica. Além dos requisitos, ela estabelece causas de incapacidade, normas e rotinas para a execução das Inspeções de Saúde pelas Juntas de Saúde do Sistema de Saúde da Aeronáutica.
2. Quem já fez cirurgia nos olhos poderá prestar exame de admissão para a FAB?
Os requisitos para o Exame Oftalmológico constam no item 6.18 da – Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica. Quanto à cirurgia, sugerimos que procure um profissional oftalmologista para esclarecimento das alternativas disponíveis, do perfil de idade recomendável para a realização da cirurgia, seus riscos e eventuais sequelas que poderão restar, mesmo após a cirurgia, e também sobre a adequação ao Edital e Instrução. Esclarecemos que a decisão quanto ao procedimento cirúrgico é pessoal, do candidato e dos seus responsáveis legais, da qual a FAB não pode participar nem emitir aconselhamento.
3. Quem tem tatuagem pode ingressar na FAB?
Os requisitos relativos à tatuagem constam no Inciso XVII do Artigo 20, da Lei 12.464/2011, para o ingresso na FAB e habilitação à matrícula em um dos cursos ou estágios destinados à formação ou adaptação de oficiais e de praças, da ativa e da reserva, o candidato não deve apresentar tatuagem no corpo com símbolo ou inscrição que afete a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro exigido aos integrantes das Forças Armadas, que faça alusão a: a) ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade; b) discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; c) ideia ou ato libidinoso; e d) ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas ou à sociedade.
Idade
1. Qual o limite de idade para os exames de admissão da FAB?
(*) Em face do Artigo 142 da Constituição Federal, que exigia lei para a fixação de idade, e com a edição da Lei de Ensino (Lei 12.464/11), não mais se aplica as súmulas do Supremo Tribunal Federal (STF) aos exames de admissão da FAB.
Os limites de idade são regulamentados pela lei 12.464, de 5 de agosto de 2011 (Lei de Ensino). No Art. 20 da referida lei consta os limites etários para o ingresso na FAB, de acordo com o curso de formação desejado:
- Curso Preparatório de Cadetes do Ar: não ter menos de 14 anos e nem vir a completar 19 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
- Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica: não ter menos de 17 anos e nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
- Curso de Graduação em Engenharia do Instituto Tecnológico da Aeronáutica: não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula; -
Curso de Adaptação de Oficiais Médicos, Dentistas e Farmacêuticos da Aeronáutica: não completar 36 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
- Estágio de Adaptação de Engenheiros da Aeronáutica: não completar 36 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
- Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica: não ter menos de 30 anos de idade e nem completar 41 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
- Curso de Formação de Sargentos: não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
- Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos: não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula; e
- Curso de Formação de Taifeiros: não ter menos de 17 anos nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Já o Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio é regido pelo inciso III, do Art. 2°, da Lei n° 12.797 de 4 de abril de 2013:
- Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio: possuir no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 32 (trinta e dois) anos de idade em 31 de dezembro do ano da matrícula no Estágio de adaptação.
2. No site onde fiz minha inscrição tem um aviso que diz que a minha idade é insuficiente. O que isso significa?
Verifique os limites de idade na resposta anterior.
3. Sou menor de idade. Posso participar dos testes de suficiência física e psicológica dos processos seletivos da FAB?
Você poderá participar dos exames necessários, desde que tenha autorização do responsável considerando o limite etário previsto no edital do exame de admissão para o qual concorre.
Nível Superior
1. Quando será o exame de admissão para nível superior?
As inscrições acontecem anualmente. É necessário ter ensino superior completo. Você pode saber quais são os cursos admitidos acessando o www.fab.mil.br.
2. Quais são as formas de ingresso à FAB para quem já possui nível superior?
Se você já possui nível superior completo, verifique as formas de ingresso acessando o link a seguir: Nível Superior
3. Quem é selecionado para ser oficial temporário, posteriormente, poderá fazer exame de admissão para ser oficial de carreira?
Dependendo da sua especialidade poderá sim. Porém, não são todas as especialidades que têm essa possibilidade. É preciso que o candidato cumpra os requisitos necessários para o ingresso no novo exame de seleção, conforme respectivo edital.
Nível Médio e Fundamental
1. Quais são as formas de ingresso à FAB para quem já possui nível médio ou fundamental?
Se você já possui nível médio completo, verifique as formas de ingresso acessando o link a seguir: Nível Superior Se você já possui nível fundamental completo, verifique as formas de ingresso acessando o link a seguir: Nível Fundamental
2. Quero me inscrever para a EPCAR, mas já estou cursando o ensino médio. Se eu for admitido poderei terminar só o 3º ano direto?
Os candidatos aprovados no exame de admissão da EPCAR são matriculados no 1º ano do Ensino Médio. O Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar (CPCAR), realizado na Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar, em Barbacena (MG), tem duração de três anos e é equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino. Se você já começou o Ensino Médio, ao entrar para a EPCAR, deverá cursar o 1º ano novamente.
3. Só homens podem ingressar na EPCAR?
De acordo com o edital, só ingressam na EPCAR cidadãos brasileiros do sexo masculino. Contudo, as mulheres podem ingressar na Academia da Força Aérea, após conclusão do Ensino Médio, nas especialidades de Aviação e Intendência, ou na Escola de Especialistas de Aeronáutica, para tornarem-se Sargento.
4. Os Alunos da EPCAR também devem prestar o exame de admissão para a AFA ou já são matriculados sem uma nova seleção?
Após a conclusão dos estudos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), o aluno recebe o certificado de conclusão do ensino médio e, de acordo com a classificação e o número de vagas oferecidas, PODE VIR a ser matriculado no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFOAV). Além disso, o aluno também fará a mesma Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) e Teste de Avaliação de Condicionamento Físico (TACF), como realizado pelos candidatos do exame de admissão à AFA.
5. Qual é a idade máxima que posso prestar o Exame de Admissão à EPCAR?
Para ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) o candidato não deve ter menos de 14 (quatorze) e nem completar 19 (dezenove) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. Os limites de idade são regulados pela [Lei nº 12.464/11].
Ensino Técnico
1. Algum curso técnico realizado pelo candidato poderá ser aproveitado no ingresso à FAB?
Sim. Se você deseja ser sargento da FAB e já possui um curso técnico, verifique os pré-requisitos para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS), modalidade B, conforme edital.
2. Quais são as formas de ingresso à FAB para quem já possui ensino técnico?
Se você já possui ensino técnico concluído, verifique as formas de ingresso acessando o link a seguir: Ensino Técnico
3. Como posso fazer parte da banda de música da FAB?
Para fazer parte de uma das Bandas Marciais da FAB, você deverá prestar exame de admissão para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento - EAGS-B, para a especialidade de Música. É obrigatória a apresentação do Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Médio, do Sistema Nacional de Ensino (que poderá ser substituído pelo Certificado ou Diploma de conclusão de Curso Técnico que ateste equivalência ao Nível Médio de Ensino) e do Registro emitido pela Ordem dos Músicos do Brasil no ato da matrícula. O exame de admissão para o EAGS ocorre uma vez ao ano, com inscrições abertas entre os meses de março e abril. Acompanhe pelo site da FAB .
Mulheres na FAB
1. As mulheres podem ingressar na FAB? Em que áreas podem atuar?
Sim. As mulheres podem participar de quase todos os exames de admissão para ingresso na FAB e desempenhar um grande número de funções, com exceção do que segue: alistamento militar obrigatório; Curso de Formação de Taifeiros; Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); Curso de Formação de Oficiais de Infantaria; e, no Curso de Formação de Sargentos, as áreas de Material Bélico, Guarda e Segurança e Mecânica de Aeronaves. Para mais informações acesse o site da FAB. Temos muito orgulho de receber a figura feminina nas nossas escolas de formação.
Cursinhos Preparatórios e Pré-vestibulares
1. Como faço para realizar um curso preparatório para a Aeronáutica no meu Estado?
Se você deseja matricular-se em algum cursinho preparatório para os exames de admissão da FAB deve escolher o de sua preferência. A Força Aérea não realiza cursos preparatórios para seus exames de admissão, nem possui qualquer vínculo com estabelecimento dessa natureza. Da mesma forma, a Aeronáutica não autoriza pessoas físicas ou jurídicas a fornecerem material de estudo, de apoio ou de orientação, para efetivar inscrição ou matrícula nas suas escolas. Qualquer informação de exame de admissão só pode ser obtida no site oficial da FAB ou nas organizações militares da Aeronáutica. Em caso de dúvida ou para denunciar comportamento irregular, entre imediatamente em contato, pelo próprio site da FAB ou na organização militar mais próxima.
Redes Sociais