Durante os dias 19 a 26 de julho, cerca de 600 atletas oriundos das escolas de formação de oficiais das Forças Armadas, como Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA) se reunem para mais uma edição da NAVAMAER. Neste ano, a anual competição militar desportiva será sediada na AFA, localizada em Pirassununga no interior de São Paulo.
Sendo assim, a LVI NAVAMAER será organizada em conjunto pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e a AFA. O evento tem grande importância no meio militar e contribui para a formação dos futuros Oficiais das Forças Armadas. Os Cadetes e Aspirantes são levados a lutar por metas, superando limites, enfrentando desafios e aumentando seus níveis de coragem e autoestima, características fundamentais do bom combatente. Além de promover a integração entre as Instituições militares que se revezam como organização sede.
HISTÓRICO NAVAMAER
A competição entre as escolas de formação de oficiais teve sua origem na “Taça Lage”, troféu instituído pelo patrono da família, Henrique Lage, para disputa entre a Escola Naval e a Escola Militar. Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, os cadetes-do-ar juntaram-se aos seus colegas de terra e aspirantes-do-mar nessa grandiosa festa de confraternização.
No dia 26 de dezembro de 1962, o então Presidente da Comissão de Desportos das Forças Armadas, Gen Bda FLORIANO MACHADO, por meio de ofício, informava aos comandantes das escolas que, a partir daquela data, estava adotada a sigla NAVAMAER (NAV - Escola Naval (EN), AM - Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e AER - Escola de Aeronáutica - atual Academia da Força Aérea (AFA) para caracterizar as competições realizadas entre Cadetes e Aspirantes.
Durante todo esse período, as competições entre as Escolas foram interrompidas somente por quatro vezes: 1963, de 1968 a 1973, 1981 e 1984.
Atualmente, cerca de 450 (quatrocentas e cinquenta) medalhas são disputadas, anualmente, por mais de 600 (seiscentos) atletas das três Forças, em 13 (treze) modalidades desportivas: atletismo, basquete, esgrima, futebol, judô, natação, orientação, pentatlo militar, pólo aquático, tiro de arma curta, tiro de arma longa, triatlo e voleibol.
Anualmente, a Comissão Desportiva Militar do Brasil publica um boletim com o quadro atualizado de recordistas por modalidades e por provas.
Atletismo
O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Portanto, é praticado no Estádio Olímpico por ser um conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Na competição as provas disputadas são: Corridas individuais: 100m, 110m c/barreiras, 200m rasos, 400m rasos, 400m c/barreiras, 800m rasos, 1500m rasos, 3000m c/obstáculos (steeplechase), 5000m rasos; Revezamentos: 4 x 100m rasos e 4 x 400m rasos; Arremesso e Lançamentos: Arremesso do Peso e Lançamentos do Disco e do Dardo; Saltos: em Distância, em Altura, Triplo e com Vara.
Basquete
É um esporte coletivo jogado por duas equipes, que têm o objetivo de fazer pontos ao acertar a bola na cesta do adversário, o alvo fixo na quadra. A prática é caracterizada por ser dinâmica que envolve diferentes capacidades físicas, como a agilidade e a coordenação motora.
Esgrima
É um esporte olímpico disputado com espada, florete e sabre. Ela tem como objetivo tocar o adversário com uma dessas armas, dependendo da modalidade, sem que haja contato corporal.
Futebol
É um esporte cujo campo de grama apresenta 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, uma padronização da Fifa. Duas equipes compostas por 11 jogadores disputam uma partida em que o objetivo é marcar o máximo possível de gols.
Judô
É uma arte marcial japonesa, praticada como esporte de combate desde 1882. Sua primeira participação nas Olimpíadas foi em 1964, em Tóquio. Contudo, o judô foi oficialmente incluído somente nas Olimpíadas em 1972. Esse esporte de defesa pessoal tem como objetivos melhorar a coordenação motora, concentração, físico, autoconfiança, espírito e a mente.
Natação
É uma prática corporal realizada na água por meio de quatro estilos de nado: crawl, peito, costas e borboleta.
Orientação
É uma modalidade individual que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando o atleta a passar por determinados pontos no terreno (postos de controle) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente. É permitido o uso de uma bússola. Os tempos gastos para percorrer o trajeto são em função das capacidades físicas dos participantes, do treinamento de leitura de mapas e da rapidez para se orientar, utilizando técnicas estabelecidas, assim como das suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários. Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas.
Pentatlo Militar
Consiste na realização de cinco provas, na seguinte ordem: tiro, pista de pentatlo militar, natação utilitária, lançamento de granada e corrida cross-country.
Polo Aquático
É um esporte coletivo praticado na água em que duas equipes têm o objetivo de marcar gols. A prática desportiva se assemelha ao princípio básico do handebol, cujas equipes devem tentar jogar a bola dentro do gol adversário, defendido por um goleiro cuja diferença principal é o fato de ser praticado dentro de uma piscina. As duas regras básicas, oficiais, são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas, por qualquer jogador (com exceção do goleiro), e a bola não pode ser afundada, por qualquer jogador, quando atacado.
Tiro
É uma modalidade desportiva que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo ou de ar comprimido. A prática dessa modalidade requer treinamento e disciplina. É indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como óculos e protetor auricular. As provas da NAVAMAER são: Armas Longas (Fuzil Standard e Carabina de Ar), e Armas Curtas (Fogo Central e Pistola de Ar).
Triatlo
Aplicando uma combinação de 3 modalidades: Natação, Ciclismo e Corrida, nesta ordem, e sem interrupção entre as modalidades. Na NAVAMAER, os atletas percorrem as seguintes distâncias: nadam 750m, pedalam 22,5km e correm 5km.
Voleibol
É um esporte praticado entre duas equipes numa quadra retangular. Ela é dividida por uma rede colocada verticalmente sobre a linha central. Além disso, o voleibol é jogado com uma bola e com as mãos. O objetivo principal é lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário.