Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > SEMINÁRIO - UNIFA e MD realizam o IV Seminário de Estudos do Poder Aeroespacial.
Início do conteúdo da página
A Universidade da Força Aérea (UNIFA), em parceria com o Ministério da Defesa (MD), realizou no dia 15 de junho o IV Seminário de Estudos do Poder Aeroespacial, no Campus da UNIFA, localizado no Rio de Janeiro (RJ).
 
foto 1 foto 2

 

Com o tema "Força Espacial: Doutrina de Emprego", o seminário híbrido reuniu militares e civis para debater os propósitos da criação das Forças Espaciais e compreender a constituição de um cenário geopolítico no espaço exterior.

Sob responsabilidade do Ministério da Defesa, o evento buscou abordar como a Força Espacial tem a função de promover condições estáveis para o acesso aos sistemas espaciais por atores civis, comerciais, comunidade de inteligência e parceiros internacionais.
 
foto 3 foto 4
 
Estiveram presentes ao evento o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, o Comandante e Reitor da UNIFA, Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, o Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, o Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto, o Brigadeiro do Ar R/1 José Wagner Vital e o Brigadeiro Intendente R/1 Luiz Tirre Freire.
 
foto 7 foto 5
 
Para o Comandante e Reitor da UNIFA, "no dia de hoje, além das exposições, pudemos desfrutar de debates, acerca do cenário ideal para um Teatro de Operações Espacial e a Força Especial como instrumento de Geopolítica do Espaço Exterior. Conhecimentos estes que permitirão uma interação ainda maior entre as Instituições Acadêmicas, o Ministério da Defesa, e os Comandos Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica", ressalta.
 
foto 6 foto 8
 
No Brasil, o histórico de envolvimento da Aeronáutica com o Programa Espacial Brasileiro, desde os anos 50 e 60, os progressos tecnológicos na construção de foguetes, no estabelecimento de Centros de Lançamento e Rastreamento Satelital e, mais recentemente, a criação do COPE - Centro de Comando de Operações Aeroespaciais, apontam uma tendência de absorção das atividades ligadas à exploração militar do espaço pela FAB, transformando-a em uma potencial Força Aeroespacial Brasileira.
A programação do evento contou com especialistas no tema e pode ser visualizada aqui: https://www2.fab.mil.br/unifa/images/ACS/BANNERS/CEE/SEMINARIO/SEMINRIO.jpg
 
foto 10 foto 9
 
Por fim, o General Lancia agradeceu todo o apoio prestado pela UNIFA e ressaltou a relevância do tema "Forca Espacial": "Eu fico muito agradecido de participar desse evento que foi planejado, executado e organizado pela Universidade da Força Aérea. Agradeço o apoio do Major Brigadeiro Avellar e toda equipe. E, para a Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas ( EMCFA) a realização desse seminário integrando, não só militares e civis da Força Aérea Brasileira, mas também da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, é fundamental para a interação entre as Forças, que é um dos objetivos da nossa Chefia de Educação e Cultura do EMCFA. Para mim é um motivo de satisfação poder estar aqui presente, ver que atingimos plenamente os objetivos e parabenizar a todos da UNIFA pela excelente organização e dizer que nós vamos continuar trabalhando em prol da interação entre as Forças e esse tipo de evento é um dos meios que a gente tem para promover isso", finalizou.
Fim do conteúdo da página