Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Missão:

Desenvolver Cursos de Mestrado e de Doutorado, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade das tarefas cumpridas pelo Poder Aeroespacial brasileiro, em tempo de paz, ou em caso de conflito armado.

Objetivos:

  • capacitar pessoal em áreas do interesse do Poder Aeroespacial com ênfase no aprofundamento dos seus conhecimentos nos fundamentos e nas bases doutrinárias dos assuntos pertinentes;

  • fomentar pesquisas que contribuam para a ampliação do conhecimento filosófico, científico e militar do Poder Aeroespacial; e

  • contribuir com a difusão dos assuntos de interesse da Defesa Nacional relacionados com o Poder Aeroespacial.

Portaria 611/GC3, de 24 de novembro de 2011.

recomendações CAPES

 

Áreas de Concentração:

Poder Aeroespacial e Pensamento Político-Estratégico Contemporâneo

A área de concentração visa ao desenvolvimento de estudos inseridos na “grande área” da Ciência Política e das Relações Internacionais, os quais permitam analisar, interpretar e compreender os fatores internos (domésticos) e externos, capazes de influenciar o preparo e emprego do Poder Aeroespacial brasileiro. Considera-se que a área de concentração envolverá estudos entre as Ciências Aeroespaciais e os assuntos relacionados à teoria política contemporânea, estudos estratégicos, estudos de poder local, políticas públicas e políticas de cooperação internacional, entre outros, tanto em situações de paz como naquelas em que houver conflitos armados.

 

Linhas de Pesquisa:

Poder Aeroespacial Brasileiro, Segurança e Defesa

Estuda-se, nesta linha de pesquisa, o papel do Poder Aeroespacial no atendimento às demandas formuladas pela política de Estado brasileira. Fomentam-se estudos que permitam analisar, interpretar e compreender de que maneira fatores como as políticas públicas influenciam no emprego do Poder Aeroespacial, como instrumento de projeção do Poder Nacional, nas vertentes da Segurança e da Defesa. Visa a otimização de processos e o subsídio a planejamentos que digam respeito ao preparo e emprego do Poder Aeroespacial.

 
Relação entre Estados, Pensamento Estratégico Contemporâneo e Poder Aeroespacial

Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo da relação entre os Estados, que pode gerar necessidades de cooperação e colaboração entre o Brasil e demais países, em tempos de paz. E, que, em caso de conflito armado, afetam o emprego do Poder Aeroespacial. Parte-se da premissa que políticas originárias de outros países pertencentes à comunidade internacional e a atuação de atores não estatais são capazes de influenciar a condução dos assuntos relacionados ao Poder Aeroespacial. Sendo este um instrumento de poder e de política do Estado, torna-se um fator destacado na garantia da soberania de nossa nação e da sociedade brasileira como um todo. Além disso, devido às suas múltiplas dimensões, o Poder Aeroespacial tem impacto em setores primordiais para o desenvolvimento econômico do país, como aqueles relacionados, por exemplo, à Ciência e Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento.

Fim do conteúdo da página