Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Últimas notícias
Início do conteúdo da página

 

dho

As inscrições para o Processo Seletivo de admissão de Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional estarão abertas no período de 2 a 13 de setembro de 2019. Para maiores informações consulte o edital.


 

 dho

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional.

LAAD CA DHO1

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) esteve presente na maior feira de Segurança e Defesa da América Latina - LAAD 2019 Defence & Security, divulgando o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais e o Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional.

LAAD Grupo

No dia 04 de abril, foram realizadas uma série de reuniões para promover as pesquisas e permitir uma troca de informações entre o setor acadêmico da UNIFA e as empresas interessadas em participar de projetos e desenvolvimentos nas áreas temáticas voltadas ao Poder Aeroespacial e ao Desempenho Humano Operacional.

Além de promover a Universidade, os encontros tiveram como objetivo principal uma maior interação com a Base Industrial de Defesa (BID) na busca de interesses comuns e futuras oportunidade de cooperação, alinhadas aos projetos desenvolvidos no Pró-Defesa disponibilizado pelo Ministério da Defesa e a CAPES.

No âmbito do Pró-Defesa IV a UNIFA atua em 3 projetos:

- “A Agenda QBRN do Brasil: óbces e potencialidades para a construção de uma política nacional interagências”, cuja instituição líder é o ITA, que visa à construção de políticas de governança multinstitucionais para o atendimento de emergências ou catástrofes envolvendo agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares com o objetivo de integrar as ações das Forças Armadas às agências civis;

- “A Economia de Defesa no Brasil: gastos militares e suas interfaces com a indústria e inovação”, cuja instituição líder é a UNICAMP, que visa produzir conhecimento autóctone e formar pessoal qualificado no campo da Economia de Defesa, focando nas interfaces dos gastos militares com a indústria e inovação;

- “Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa Cibernética e Defesa Nacional”, cuja instituição líder é a ECEME, que pretende entender as necessidades nacionais de Defesa Cibernética para implementação de políticas públicas de disseminação e formação de recursos humanos nesse setor estratégico.

ESAO

    No dia 12 de abril, a Universidade da Força Aérea (UNIFA) e a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) receberam o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, para uma palestra sobre as perspectivas do Ministério para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil voltadas para a Defesa Nacional, com ênfase no Poder Aeroespacial.
   O Ministro Marcos Pontes foi recebido pelo Reitor e Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto e pelo Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto, no evento que contou com a participação de 150 oficiais e civis, entre alunos, professores e instrutores dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais e em Desempenho Humano Operacional, da UNIFA, e do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM).
   O Ministro destacou sua trajetória na Força Aérea Brasileira (FAB), onde ingressou na Academia da Força Aérea (AFA) e também cursou Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que o levaram até a sua atuação como astronauta na NASA, sonho que trouxe de sua infância. “Ouse acreditar no seu sonho. Estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você”, disse.

Pontes

Foto: Da esquerda para a direita: Brig. Int RR Tirre Freire (Vice-Reitor), Maj Brig do Ar Isaías (Comandante / Reitor), Ministro Marcos Pontes e Brig do Ar Renato (Cmt da ECEMAR) 

   Sobre a atuação do Ministério, Pontes destacou a reestruturação da pasta e a criação de uma missão baseada em três pontos fundamentais: produção do conhecimento, riquezas para o País e contribuição para a qualidade de vida das pessoas. Mesmo com as restrições orçamentárias do MCTIC, Marcos Pontes destacou os esforços empreendidos junto ao Congresso para valorizar a Ciência e Tecnologia como vetor de desenvolvimento para o País.
   O Diretor do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), Tenente-Coronel Aviador Bruno Pedra, que também é aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais, acompanhou a palestra e destacou a importância da integração e da diversificação de oportunidades para atuação entre a FAB e o MCTIC. “Sempre que a gente pode unir a informatização com o que a capacidade humana permite, a gente consegue trabalhar em escala e com mais velocidade”, ressaltou.

Pontes Auditorio

Foto: Palestra de Ministro Marcos Pontes

    O Professor do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional, Tenente Educador Físico Renato Massaferri, observou na fala do Ministro uma grande oportunidade de desenvolvimento de pesquisas e de incentivo à formação de pesquisadores, criando redes e sistemas para integrar a inovação. “Isso me agrada bastante, pois vai refletir de maneira positiva a instituição que abarca nosso programa de pós-graduação. Vai favorecer algumas redes de pesquisas, que estamos desenvolvendo, associadas ao desenvolvimento de tecnologias da área de engenharia voltadas para o homem, em vista da atividade-fim da FAB”, destacou o professor.

 

Pontes Livro

Foto: Entrega do Livro "Poder Aeroespacial e Direito Aeronáutico" ao Ministro Marcos Pontes.

   Após o evento, o Ministro foi agraciado com o livro "Poder Aeroespacial e Direito Aeronáutico" de autoria do Cap Refm Prof. Doutor Ivan Muniz de Mesquita, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade de Força Aérea.

   O Ministro também recebeu do Vice-Reitor Acadêmico, Brig RR Tirre Freire, uma foto do então Capitão Marcos Pontes quando fez estágio fisiológico no Instituto de Medicina Aeroespacial, antes de seu voo como Astronauta da NASA.

Pontes Quadro

Foto: Entrega de homenagem ao Ministro Marcos Pontes

   A seguir, ele também recebeu um relatório contendo todas as pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais e em Desempenho Humano Operacional, em assuntos de interesse dos Órgãos de Direção-Geral, Setorial e de Assistência Direta e Imediata ao Comandante da Aeronáutica (ODGSA) e da Marinha do Brasil.

Pontes Relatorio

 Foto: Entrega de Relatório de Pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da UNIFA

Pontes PPGCA

 Foto: Despedida do Ministro

 

Fotos: Sargento Aguiar / UNIFA

Fim do conteúdo da página