Os primeiros trabalhos realizados, então, foram os levantamentos da área e a construção da sede administrativa, sendo criada a sociedade "Construções Aeronáuticas S.A.", formada por um consórcio entre empresários italianos e alemães, em 1936. A construção das edificações teve início em 1940 e, em meados de 1944, foi iniciada a montagem da primeira série de aviões. Devido a questões administrativas, na ocasião, houve a intervenção do Ministério da Aeronáutica (criado em 1941) e a ocupação definitiva das dependências da fábrica em 1o de outubro de 1949, sendo designado representante oficial da Aeronáutica o Tenente-Coronel Aviador Engenheiro Dirceu de Paiva Guimarães.
Em 28 de janeiro de 1954, através do Decreto No 34.984, foi criado o Núcleo de Parque Aeronáutico de Lagoa Santa e, através de Decreto datado de 10 de fevereiro daquele ano, foi designado o seu primeiro Diretor, Coronel Dirceu de Paiva Guimarães.
Após vinte anos desde a sua criação, a Organização ascendeu à categoria de PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DE LAGOA SANTA, por Decreto No 74.102, de 24 de maio de 1974, como reconhecimento de um trabalho responsável e profícuo desenvolvido, nesse período, em suas oficinas de manutenção, reparação e inspeção de aeronaves T-6 e, posteriormente, C-47, todas estas hoje desativadas.
Desde o seu primeiro Diretor, 24 militares estiveram à frente da Direção da Unidade.
O PAMALS assegura a disponibilidade de uma enorme frota de aeronaves da Força Aérea Brasileira, cujo programa de trabalho consta de: grandes reparos, revisões periódicas, fabricação e recuperação de componentes. Apoia, ainda, as Unidades Operadoras, através de um suprimento constante de material e serviços técnicos, sendo responsável, atualmente, por nove tipos diferentes de aeronaves: A-29 (Supertucano), C-98 (Caravan), T-27 (Tucano), T-25 (Universal), U-7 (Sêneca), U-42 (Regente), G-19 (Ipanema), G-180 (Aero Buero), Z-180 (Super Ximango) e os planadores (aerodesportivos): TZ-13 (Blanik), Z-33 (Super Blanick Monoplace), TZ-23 (Super Blanik Biplace), Z-15 (Libelle), Z-16 (Quero-Quero) e Z-20 (ASW-20).
O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa é responsável, ainda, pelo apoio administrativo ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo: Confins (DTCEACF) e ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo: Lagoa Santa (DTCEALS), além da Prefeitura de Aeronáutica de Lagoa Santa (PALS). Carrega a peculiaridade de ser, no âmbito do Comando da Aeronáutica, o único Parque a ter subordinado um Esquadrão de Saúde Reforçado (DESR), uma Seção Mobilizadora (SMOB-37) e um Serviço de Capelania (Paróquia Nossa Senhora de Loreto), além de abrigar um Estabelecimento de Ensino (Escola Estadual Tiradentes).
O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa ministra vários cursos sobre manutenção de aeronaves e equipamentos, possibilitando aos especialistas de toda a Força Aérea manterem-se atualizados quanto aos mais recentes e modernos métodos de revisão, controle e reparos.
Objetivando perfeição e segurança, o PAMALS aprofunda-se na valorização do homem, zelando por sua integridade e pelo seu bem estar, fazendo-o compreender a sua cota de responsabilidade na condução dos objetivos da Organização e de dias sempre melhores.
Com o lema "APOIAR CERTO, NO MOMENTO CERTO", o PAMALS procura, sem render-se às dificuldades, manter acesa a chama da prosperidade, procurando integrar sua cota de participação na consecução dos objetivos nacionais.
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